27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalInstituto Politécnico de Setúbal pretende abrir sete novos cursos de mestrado e...

Instituto Politécnico de Setúbal pretende abrir sete novos cursos de mestrado e dez pós-graduações até 2026

Instituição estabelece como meta a qualificação de mais 6 317 pessoas em quatro anos, no âmbito do projecto SONDA2026

 

- PUB -

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) prevê abrir sete novos cursos de mestrado e dez pós-graduações nos próximos quatro anos, assim como estabeleceu como meta a qualificação de mais 6 317 pessoas até 2026, objectivos traçados no âmbito do projecto SONDA2026 – Smart Open Networks for Development Acceleration.

Através do referido projecto, “financiado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um montante na ordem dos dez milhões de euros, cujo contrato-programa foi assinado em Dezembro último”, a instituição “elegeu como áreas estratégicas as competências digitais e a saúde, onde foram identificadas as maiores lacunas de formação”.

Na área da saúde, “Fisioterapia, Terapia da Fala e Enfermagem são as três especialidades abrangidas, para colmatar lacunas na oferta de formação pós-graduada a Sul do Tejo”. Além disso, o IPS pretende “reforçar a oferta de cursos curtos, nomeadamente com o funcionamento de dez CTeSP (Cursos Técnicos Superiores Profissionais) e 30 microcredenciais”.

- PUB -

“A inexistência de cursos CTeSP na zona Norte de Lisboa é outro dos vazios diagnosticados, estando já a ser suprido pelo IPS com a abertura, neste âmbito, de quatro formações nos concelhos de Amadora, Loures e Vila Franca de Xira”.

Ao nível dos estudantes, a instituição vai reforçar o apoio prestado, através do “lançamento de um conjunto de bolsas, como forma de contribuir para o reforço da participação feminina no processo de transição digital”.

“São disso exemplo a criação de duas bolsas de estudo para mulheres, no valor das propinas do curso, para cada CTeSP, e de dez bolsas anuais, no valor de 1 500 euros, de que beneficiarão as estudantes que frequentem com sucesso cursos de pós-graduação e mestrado nas áreas de competências digitais”.

- PUB -

Também as escolas do ensino básico e secundário vão ser abrangidas, com o IPS a premiar anualmente, no valor de cinco mil euros, os estabelecimentos de ensino que “melhor promovam a igualdade de género e a adesão das raparigas às áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática)”.

A organização de “três Escolas de Verão, centradas nas competências digitais, destinadas a raparigas e a jovens desfavorecidos a frequentar o ensino básico”, é igualmente aposta certa.

O SONDA2026, com mais de 150 parceiros e enquadrado nos programas “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adultos”, “tem ainda entre os seus objectivos a criação da chamada Academia de Reciclagem, dedicada à formação pós-graduada nas áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)”.

Será através do referido projecto que a instituição “vai também poder finalmente avançar com a construção de um edifício próprio para a sua Escola Superior de Saúde, uma ambição de 20 anos, e erguer de raiz uma nova escola, em parceria com a Câmara Municipal de Sines, que propõe dotar de formação superior a região do Alentejo Litoral, a única NUTS III em Portugal sem este tipo de oferta”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -