9 Fevereiro 2023, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalAntigo professor toma posse como Provedor do Estudante do Instituto Politécnico

Antigo professor toma posse como Provedor do Estudante do Instituto Politécnico

Fernando Almeida sucede a Isabel Mota de Castro, que apresentou renúncia por motivos pessoais

 

- PUB -

O bom filho a casa torna. Com um percurso de 35 anos ao serviço do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), onde foi, entre outras funções, professor e director da Escola Superior de Educação, Fernando Almeida tomou ontem posse como Provedor do Estudante.

Em cerimónia realizada no Anfiteatro da Escola Superior de Educação, o docente aposentado do IPS sucede assim a Isabel Mota de Castro, “que apresentou renúncia, por motivos pessoais, das funções que exercia desde Março último”.

Em comunicado, o IPS explica que a posse foi “conferida por Sandra Martinho, presidente do Conselho Geral, órgão que votou por unanimidade, a 6 de Dezembro, a designação [de Fernando Almeida] para o cargo”.

- PUB -

Na sessão, realizada na tarde de ontem, esteve também presente “o vice-presidente da instituição, Rodrigo Lourenço, a Provedora do Estudante cessante e o estudante Ivan Svac, presidente da direcção da Associação Académica (AAIPS)”.

Além de ter desempenhado as funções de presidente do Conselho Directivo e de director da Escola Superior de Educação (ESE) entre 2008 e 2012, Fernando Almeida foi ainda pró-presidente do IPS para a Promoção do Sucesso Escolar de 2014 a 2018.

Licenciado em Sociologia e mestre em Ciências da Educação, o agora Provedor do Estudante, enquanto docente da ESE, “coordenou o Departamento de Ciências, Multiculturalidade e Desenvolvimento e presidiu ao Conselho Pedagógico durante três mandatos, entre outras funções”.

- PUB -

De acordo com os estatutos do IPS, “o Provedor do Estudante é um órgão independente, que desempenha a sua actividade durante um período de três anos, em articulação com a AAIPS, escolas superiores e restantes órgãos e serviços da instituição”.

“Entre as suas principais funções contam-se a promoção dos direitos dos estudantes e a colaboração activa em actividades relacionadas com a promoção da qualidade do ensino no IPS, sendo, por isso, [importante enquanto] garante da inclusão de todos os estudantes e das melhores condições de estudo e serviços prestados”.

Biodiversidade no IPS apresentada em exposição de fotografia

A exposição de fotografia “Biodiversidade no IPS”, que, num total de 32 imagens, apresenta “uma parte das mais de 850 espécies de fauna e flora” identificadas nos campi da instituição, em Setúbal e no Barreiro, está a percorrer diversos locais do distrito.

A mostra, composta por imagens captadas pelos docentes José Sousa e Diogo Oliveira, vai estar até 23 de Janeiro na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, e até dia 27 no Agrupamento de Escolas de Azeitão.

Já para Fevereiro está “prevista uma passagem pela cidade de Setúbal, em local ainda a definir”, sendo que “a iniciativa contempla também várias palestras temáticas em cada um dos locais”. De acordo com os docentes, a exposição “visa levar ao conhecimento público uma pequena parte daquilo que é a biodiversidade do IPS”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Estação de combustível da Repsol assaltada esta tarde em Setúbal

Indivíduo fugiu com o dinheiro da caixa. Ameaçou os funcionários com uma faca. Já são três os assaltos registados nos últimos quatro dias

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Café na baixa de Setúbal assaltado esta manhã

Crime decorreu por volta das 10h30, com a proprietária a pedir ajuda a comerciantes e pessoas que transitavam perto do local
- PUB -