27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSesimbraPCP questiona Governo sobre processo da construção da Escola Secundária de Quinta...

PCP questiona Governo sobre processo da construção da Escola Secundária de Quinta do Conde

Deputados querem saber quando é que processo avança, em especial a “elaboração do projecto, abertura de concurso público, execução da obra e entrada em funcionamento” da nova escola secundária de Quinta do Conde

 

- PUB -

O grupo parlamentar do PCP na Assembleia da República quer conhecer “o ponto de situação do processo para a construção da Escola Secundária na Quinta do Conde”, estabelecimento reivindicado há muito pela população daquele concelho de Sesimbra e cuja construção foi alvo de uma revolução aprovada pelo Governo em novembro de 2016.

No documento dirigido ao Presidente da Assembleia da República, e enviado à imprensa pela Concelhia do PCP de Sesimbra, os deputados Paula Santos, Francisco Lopes e Bruno Dias levantam a questão sobre “o calendário de execução previsto para as diferentes fases do processo, em especial elaboração do projecto, abertura de concurso público, execução da obra e entrada em funcionamento” e querem ainda saber “quais as fontes de financiamento para a realização deste importante investimento público”.

A Assembleia da República aprovou uma resolução que apontava para a necessidade de ser construída uma escola secundária em Quinta do Conde, mas daí não resultou “qualquer compromisso do Governo para a sua concretização”, continuando o grupo parlamentar “sem resposta”.

- PUB -

“Nem obtivemos resposta quando questionámos o Ministro da Educação na discussão na especialidade do orçamento de Estado para 2017. O Governo tem-se remetido ao silêncio, enquanto a situação na Quinta do Conde vai-se tornando cada vez mais grave”, sublinham no texto.

As escolas na Quinta do Conde que leccionam o 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário “estão sobrelotadas” e a Escola Michel Giacometti, única com ensino secundário em Quinta do Conde, “só consegue dar a resposta a cerca de 400 estudantes deste nível de ensino”.

São vários os problemas da escola, que foi projectada para 600 estudantes e “actualmente tem o dobro” dos alunos, com a agravante de estar a necessitar de “uma intervenção profunda em matéria de manutenção e conservação”.

- PUB -

Os deputados apontam a esse respeito que os dois pavilhões pré-fabricados e “já com mais de três décadas de utilização numa escola do concelho de Lisboa” não são solução, uma vez que obrigam “mais de mil estudantes” a deslocarem-se diariamente para os concelhos limítrofes para estudar, o que os prejudica tendo em conta as horas despendidas nos trajectos escola-casa.

“A freguesia da Quinta do Conde é dos territórios a nível nacional que tem registado um dos mais significativos crescimentos populacionais, sobretudo de população jovem, pelo que é expectável que a situação se agrave nos próximos anos”, alertam ainda no documento. “Todos os dados disponíveis conduzem para a necessidade de se construir a escola secundária na Quinta do Conde com a maior brevidade”, concluem.

André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -