30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaAcréscimo de um dia eleva expectativas em torno da romaria a cavalo

Acréscimo de um dia eleva expectativas em torno da romaria a cavalo

Autarcas e romeiros lembram vantagens de haver mais tempo para convívio e para salvaguarda do esforço dos animais

São elevadas as expectativas este ano. O acréscimo de um dia à Romaria a Cavalo entre Moita e Viana do Alentejo, que na quarta semana de Abril vai atravessar cerca de 150 quilómetros de caminhos por terra batida, veio corresponder a um desejo antigo dos participantes. E promete consolidar o cumprimento desta tradição de cariz religioso.

- PUB -

“Há uma forte adesão dos romeiros que fazem este trajecto em peregrinação num acto de fé. A organização quis fazer mais um dia, passando de quatro para cinco dias, ouvindo aquelas que foram as sugestões dos participantes em anteriores edições. As autarquias acederam a esse pedido e tem tudo para ser uma óptima romaria”, disse Carlos Albino, presidente da câmara da Moita, durante a apresentação pública do evento, que teve lugar na passada sexta-feira no Pátio do Tejo, no Rosário.

Sentimento idêntico manifestou Luís Miguel Duarte, que preside à câmara de Viana do Alentejo, ao realçar as vantagens da introdução de mais um dia ao calendário da iniciativa.

“Espero mais uma vez umas centenas de cavalos a chegarem a Viana do Alentejo, com este acréscimo do percurso para facilitar a vida a toda a gente, para não haver tanto esforço dos animais e dos próprios romeiros, e para que haja mais convívio e intercâmbio entre as pessoas”, afirmou o autarca da região alentejana, sem deixar de reforçar que o evento “veio para ficar e está a estruturar-se de uma forma cada vez mais sólida”.

- PUB -

Para Miguel Almeida, presidente da Associação de Romeiros Tradição Moitense, os dias em que se cumpre o trajecto “são muitos intensos” e o tempo extra incorporado já nesta 22.ª edição permite aproveitar melhor as incidências da romaria. “Passa tudo muito rápido, acordamos e passado um bocadinho já é de noite. Vamos ter mais tempo para conviver, para fazer os quilómetros e isso fará com que os animais sofram menos”, sublinhou.

Já Luís Baltazar, presidente da Associação Equestre de Viana do Alentejo, deixou um apelo aos participantes. “Tenham cuidado e atenção às propriedades privadas por onde vamos passando. Temos de respeitar os proprietários, senão corremos o risco de qualquer ano não termos caminhos por onde passar com a romaria.”

Os romeiros partem da Moita a 23 de Abril e a chegada a Viana do Alentejo está prevista para dia 27. Para 28 de Abril está agendada missa campal no Santuário de Nossa Senhora D’ Aires, em Viana do Alentejo. A organização é da responsabilidade dos dois municípios em conjunto com as duas associações.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -