4 Maio 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMunicípio recusa transferência de competências

Município recusa transferência de competências

Executivo da Câmara reafirma que transferência de competências não deve ser mote para a “desresponsabilização do Estado”

 

- PUB -

A Câmara Municipal da Moita aprovou por unanimidade uma deliberação sobre a recusa do exercício das competências transferidas por via dos Decretos-Lei sobre a Transferência de Competências da Administração Central para as autarquias locais, em 2019.

Em comunicado, o executivo considera a transferência de competências “um processo sério de descentralização que deve ter em conta a criação das regiões administrativas”, bem como a necessidade de “reposição das freguesias liquidadas contra a vontade das populações”.

Para além deste parecer é também destacada a importância de encetar “um processo de recuperação da capacidade financeira dos municípios e da sua plena autonomia, requisitos indispensáveis para o exercício pleno daquelas que são hoje as atribuições do Poder Local e as competências dos seus órgãos”.

- PUB -

Durante a reunião de Câmara em que a deliberação foi aprovada, o executivo reafirmou também que, “a transferência de novas competências não deve comprometer direitos e funções sociais do Estado e deve ser acompanhada dos meios financeiros adequados e não ser pretexto para a desresponsabilização do Estado”.

- PUB -

Mais populares

Vitória Futebol Clube declarado insolvente

Credores não viabilizaram novo PER. Presidente diz que clube ainda vai explorar a situação legal. SAD está também em risco

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -