26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroPraia fluvial de Alburrica volta a apostar na segurança de banhistas com...

Praia fluvial de Alburrica volta a apostar na segurança de banhistas com vigilância

Em tempos de idas a banhos, munícipes optam por espaço com presença de vigilantes

 

- PUB -

A praia fluvial de Alburrica volta esta ano a contar com vigilância, assegurada por uma torre onde se encontram dois nadadores salvadores e uma estrutura de apoio às actividades de veraneio realizadas neste espaço pela população local que, a cada ano que passa, teem escolhido este espaço para apanhar banhos de sol ou mergulhar nas águas do rio Tejo.

Em 2022, segundo o Serviço Municipal de Protecção Civil deste município, esta área voltou a contar, desde o início de Junho, com a presença diária de dois destes elementos, entre as 09h00 e as 19h00, que asseguram a vigia e os cuidados a ter por parte da população, neste ponto do território, até ao final de Setembro, ampliando deste modo o número de dias com a presença no local dos referidos elementos de prevenção.

Recorde-se que esta área começou a contar com vigilância em 2020, dado o espaço ter começado a atrair um número significativo de banhistas, face à melhoria da qualidade da água do rio, facto que contribuiu para que a câmara tenha decidido contratar estes elementos para acompanharem as actividades de veraneio dos barreirenses e dos visitantes de concelhos vizinhos.

- PUB -

A autarquia assume os custos desta operação, sendo que, neste local, encontra-se ainda a funcionar um bar de apoio. O sucesso da frequência desta zona balnear, além da proximidade, que atrai muitos dos moradores, prende-se com o facto de a mesma possuir outras atracções, causadas pelo iodo e pelos seus benefícios para a saúde.

No local, os visitantes são ainda brindados pelas ondas dos catamarãs da empresa que assegura as ligações entre o Barreiro e o Seixal ao Terreiro de Paço e ao Cais do Sodré, em Lisboa, que fomentam a prática de desportos no local. Os visitantes podem ainda utilizar, naquela praia fluvial, uma zona de duche, que está apetrechada com torneiras para retirarem a areia acumulada ao longo do dia, sendo que, tanto nas deslocações e saídas do local, os veraneantes podem aproveitar para visitar a zona de passadiços existente neste espaço, onde se localizam os Moinhos de Vento, uma das imagens de marca da cidade, e onde está em curso a recuperação do Moinho de Maré, para ampliar a área de atracção de equipamentos existentes nesta zona ribeirinha do concelho.

Além disso, a praia fluvial de Alburrica é um dos espaços a descobrir no território, que possui ainda a Praia de Copacabana, banhada pelas águas do rio Coina, que se estende do Pontão da Seca do Bacalhau ao Parque Recreativo da Cidade, onde funcionou entre os séculos XVI e XVIII, o estaleiro naval da Telha e foram construídas as primeiras naus utilizadas na época dos Descobrimentos.

- PUB -

Sem vigilância, o espaço de veraneio junta-se à praia fluvial da Barra-a-Barra, no Lavradio, com uma extensão de mais de 550 metros, virada para Lisboa e para a Ponte Vasco da Gama, num espaço onde o estuário se alarga “ficando mais cor de prata” e onde os frequentadores evitam os banhos por uma questão de segurança.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -