2 Dezembro 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaSurfistas resgatam jovens em perigo de afogamento na Costa da Caparica

Surfistas resgatam jovens em perigo de afogamento na Costa da Caparica

Dois dos cinco jovens foram transportados para o Hospital Garcia de Orta por exaustão

 

- PUB -

Nesta quarta-feira cinco jovens foram resgatados por surfistas na Praia da Cabana do Pescador, na Costa da Caparica, após terem sido levados mar adentro por um agueiro. O caso ocorreu na noite desta terça-feira, às 20h15.

Dois dos cinco jovens, com 15 e 18 anos, foram transportados para o hospital por exaustão. No momento da ocorrência, a praia já não tinha assistência a banhistas, que termina às 19 horas.

A Polícia Marítima de Lisboa e um nadador-salvador, que estava de folga, perto desta zona acorreram ao local. Os surfistas que presenciaram a situação levaram os jovens em risco de afogamento para o areal.

- PUB -

De acordo com Diogo Vieira Branco, comandante da Polícia Marítima de Lisboa, “dois dos jovens foram transportados para o hospital por exaustão, engoliram muita água, sendo que os restantes não precisavam de assistência”.

Para o local deslocaram-se também elementos dos Bombeiros Voluntários da Amora e de Almada, bem como a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Hospital Garcia de Orta, em Almada.

A Autoridade Marítima Nacional aconselha que perante um agueiro, o banhista deve sobretudo não entrar em pânico, nem tentar vencer a corrente. Deve pedir ajuda e nadar lateralmente até deixar de se sentir o efeito da corrente. Depois, deve tentar sair da água num local afastado desta corrente.​ O agueiro é uma corrente forte de retorno, que corre em sentido contrário ao areal e leva o banhista para zonas mais profundas. Os agueiros podem aparecer junto de molhes, afloramentos rochosos ou ao longo das praias a intervalos regulares. Estas correntes podem ser muito fortes, arrastando o banhista, desprevenido, para zonas afastadas e mais profundas da praia.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Demolição de edifício obriga a encerrar troço da Estrada de Palmela

Operação na via pública acontece no troço compreendido entre a Praça Tratado de Roma e o acesso rodoviário ao estabelecimento de restauração McDonald’s.
- PUB -