26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroMunicípio barreirense lança 'task-force' para poupança da água

Município barreirense lança ‘task-force’ para poupança da água

Autarquia celebra data que visa a poupança deste recurso que, nos últimos anos, tem obtido uma “excelente qualidade”

 

- PUB -

A Câmara do Barreiro celebrou esta terça-feira o Dia Mundial da Água, com o lançamento de uma “Task-Force” que visa a poupança deste recurso, onde todos podem contribuir para fazer a diferença no município.

De acordo com Carlos Guerreiro, vereador responsável pela área das Águas e Saneamento, este meio continua a ter uma “excelente qualidade”, daí ter recebido, nos últimos anos, o selo de qualidade atribuído pela Entidade Reguladora de Água e Resíduos.

“Devemos, por isso, consumir água da torneira com toda a segurança”, afirma o responsável, considerando esta uma tarefa que exige “toda a responsabilidade”. No Barreiro e em toda a península de Setúbal, segundo a autarquia barreirense, ainda não há “sinais de alarme”, no entanto, “interessa agir no curto, médio e longo prazo”, tendo por meta “contribuir regionalmente para um Ciclo da Água mais Natural e Sustentável”.

- PUB -

Recorde-se que o município aderiu ao Acordo Cidade Verde, sendo uma das metas a alcançar “poupar” este recurso. A autarquia considera que é fundamental reduzir, em dois anos, 20% da água utilizada para rega, tanto ao nível do município como nas freguesias, e uma redução de outros consumos próprios em 5%.

De acordo com a Câmara Municipal é ainda fundamental “reduzir, em dois anos, globalmente, o consumo per capita em 5%”, nomeadamente, no que toca ao consumo municipal, actividades económicas, população e instituições. Para que isso seja possível, a autarquia e as uniões de freguesias “realizarão acções concretas” no concelho, através da implementação do Plano de Gestão de Perdas e Energia, da automatização e optimização dos sistemas de rega e intensificação da utilização de árvores e espécies autóctones em espaços verdes, menos consumidoras de água.

De acordo com o município barreirense, outras das medidas a adoptar passam pela intensificação da colocação de contadores em espaços verdes, intensificar a pesquisa activa de perdas por forma “a reduzir a água que se perde por roturas” e o reforço de acções de pesquisa dos usos indevidos ou furtos de água, com o aumento das acções de comunicação e sensibilização.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -