27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalCooperativas e sindicatos querem pesca de sardinha até Novembro

Cooperativas e sindicatos querem pesca de sardinha até Novembro

A 31 de Maio celebra-se o Dia Nacional do Pescador e no dia seguinte é retomada a pesca de sardinha, este ano limitada a dois meses

 

- PUB -

 

A pesca de sardinha é retomada a 1 de Junho e os pescadores consideram que a quota estabelecida para 2020 “é positiva”, tendo em conta as 9 mil toneladas estabelecidas em 2019, para o período entre Abril e Outubro, e as 6,3 mil toneladas, definidas até agora só para Junho e Julho, refere Fernandes Mendes, mestre de terra na embarcação setubalense Mãe de Jesus.

“No entanto, há capacidade para muito mais” e dois meses de pesca de sardinha para garantir a sobrevivência financeira “é pouco, podemos ir até Novembro”, afirma o veterano que já dedicou 40 anos ao mar.

- PUB -

É a sustentabilidade financeira inerente a dois meses de pesca que mais preocupa pescadores e cooperativas, “se forem mantidos apenas dois meses de pesca”, aponta Ricardo Santos, dirigente da SESIBAL, Cooperativa de Pesca de Sesimbra, Sines e Setúbal.

“Estão em causa salários e escoamento do produto, por isso o sector propõe uma maior aposta no escoamento para a indústria conserveira, mas com preços justos”, refere Ricardo Santos, uma vez que ano passado a venda média em lota foi de “1,18 euros por quilo mas, no caso da indústria conserveira, havia uma intenção de compra de 0,80 por quilo”.

Esta é uma das propostas apresentadas pelo sector ao Governo para que a pesca da sardinha continue até Novembro, “tendo em conta os bons níveis da população adulta de sardinha e a qualidade do pescado prevista para este ano, mas sabendo que o cancelamento de muitos eventos de caracter gastronómico, tradições como os Santos Populares e a redução do turismo vai colocar em causa o escoamento”.

- PUB -

A Federação dos Sindicatos do Sector da Pesca (FSSP) já exigiu ao Governo apoios que permitam “ultrapassar a situação criada pela crise epidemiológica actual” e apresentou possibilidades para a pesca de sardinha em 2020”.

Em comunicado dirigido às redacções o FSSP afirma ser sustentável que “a quota para 2020 seja de 30 mil toneladas”, tendo em conta as últimas avaliações sobre o crescimento da espécie e uma vez que, para o sector ser sustentável, “tem de se pescar o máximo possível, no maior tempo possível”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -