28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioEdição 1000Especial 165 AnosTrafariense, 120 anos a ensinar e popularizar a música desde que nasceu...

Trafariense, 120 anos a ensinar e popularizar a música desde que nasceu na taberna de José Cardoso

O sonho é a criação de uma orquestra composta por alunos do conservatório

 

- PUB -

Chama-se Hélder Lopes, quarentão, executante de clarinete, empenhado no com o movimento associativo (MA) desde os 8 anos de idade, presidente há dez da Sociedade Recreativa Musical Trafariense.

“A nossa vertente fundamental é o ensino e divulgação da música, através da banda filarmónica e do conservatório. Os nossos sócios podem também inscrever-se numa das vertentes de artes marciais”, começa por dizer a O SETUBALENSE o dirigente associativo.

E continua: “A nossa grande vantagem é esta sede, que é nossa e está paga. Não nos preocupamos com rendas nem com senhorios. Quanto a funcionários, temos apenas um, no conservatório, e em regime de tempo parcial. Como despesas correntes, inscrevemos a luz e a água. Quanto à senhora do bar, dado à exploração, é de contas certas. No que respeita ao conservatório, vai-se pagando a si próprio, ou seja, as receitas equilibram com as despesas”.

- PUB -

Seja como for, Hélder Lopes reconhece que “não é fácil gerir uma casa como esta. Por exemplo, uma ‘constipaçãozinha’ financeira pôr-nos-ia de imediato em maus lençóis. O dinheiro entra e sai, mesmo com os apoios pontuais da Junta de Freguesia”.

E a Câmara de Almada, em que é que ajuda? – perguntámos. “Gostava que o actual executivo fosse um bom parceiro das colectividades. Não sou apologista que estas andem de mão estendida à espera de subsídios. O poder autárquico devia dizer-nos: vocês estão aqui implantados, vamos estudar como nos podemos ajudar uns aos outros. Lamentavelmente, politizou-se o movimento associativo e acusam-nos de estarmos associados à CDU, o que não é verdade. Mas aproximam-se de nós quando lhes dá jeito. Até lhe digo: a relação do movimento associativo com a Câmara de Almada é a mesmo da de um cidadão do interior do país com o poder instalado em Lisboa.”

E esclarece, na mesma linha: “Não somos dependentes da Câmara. Certa vez, assinámos com a autarquia um protocolo. No ano seguinte, apresentaram-nos outro protocolo, que previa menos dinheiro e mais obrigações da nossa parte. Já não assinámos”.

- PUB -

Apesar de tudo, Hélder Lopes é um homem que sonha. “Acredito que o sonho comanda a vida. Nós sonhámos com um conservatório, e ele aí está. Sonhámos com uma orquestra de música clássica, e durante dois anos ela funcionou”.

Consciente do dever cumprido, ao longo de uma década, o dirigente não voltará a candidatar-se. “Vou deixar o meu cargo para outro, acreditando que o conservatório vingará e dará frutos, que valorizarão a banda. E acredito na possibilidade da criação de uma orquestra formada por alunos do conservatório”.

Fundada para a música, assim continuará

Rezam os registos que consultámos que a Sociedade Recreativa Musical Trafariense (SRMT) nasceu a 8 de Maio do ano de 1900, por vontade de um grupo de pessoas que se juntava na taberna de José Cardoso para discutir as necessidades da população e os benefícios da arte e da cultura. Entendiam elas que a Trafaria também devia ter uma banda filarmónica, como o tinham muitos outros aglomerados populacionais ali bem próximos.

Entre os promotores da iniciativa, conduzida a bom porto, contavam-se homens como o já referido Cardoso, Pedro Gonçalves Perdição, Joaquim Lourenço, Francisco dos Santos, João Silva, José Ribeiro, Manuel Rocha, Domingos Rocha e outros.
O seu nome primeiro foi Sociedade Musical Trafariense, que colocou como prioridade popularizar a cultura musical, através de uma banda, e impulsionar a convivência social.
Entretanto, em 1903, depois da visita à Trafaria do monarca D. Carlos, passou a denominar-se Real Sociedade Musical Trafariense, ganhando o nome que ainda hoje ostenta em 1910, com a implantação da República.

O nome foi cambiando, que não o seu objectivo fundamental: o ensino e divulgação da música, pelo que mantém em funcionamento a escola e a filarmónica.

BI
Nome: Sociedade Recreativa Musical Trafariense
Também conhecida por: SRMT
Localidade: Trafaria
Data de fundação: 8 de Maio do ano de 1900 – 120 anos
Principais actividades: Banda filarmónica, conservatório de música e artes marciais
Actual presidente: Hélder Lopes

Por José Augusto

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -