28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioEdição 1000Especial 165 AnosIncrível Almadense, a mais antiga e persistente de Almada

Incrível Almadense, a mais antiga e persistente de Almada

Quase a complementar 172 anos, a Sociedade Filarmónica Incrível Almadense tem resistido à crise dos tempos, e está espevitada

 

- PUB -

A Sociedade Filarmónica Incrível Almadense (SFIA), mais conhecida com Incrível, nasceu com vista para o Tejo no Pátio Prior do Crato, a 1 de Outubro, em 1848. A comemorar quase 172 anos, é a mais centenária das colectividades do concelho de Almada.

Primeiro teve como objectivo criar uma banda filarmónica, e a vontade do grupo fundador marcou desde logo o caminho da SFIA. A sua história conta que, dois anos antes da sua formação, a Banda Os Cabralistas, de Almada, adepta de Bernardo da Costa Cabral, ministro do governo de D. Maria II, negou-se a participar numa manifestação contra o político do Reino indigitado em 1842.

Daqui nasce a ideia de formar a primeira colectividade em Almada, com banda filarmónica, de alguma forma em contrapoder ao cabralismo que abriu a porta ao crescente poderio de viscondes e barões, que enriqueceram com a compra das propriedades das ordens religiosas, quebradas em 1834, e que vieram a tomar conta da finança e comércio.

- PUB -

“Era incrível nascer uma colectividade em Almada”, conta-se que terá comentado um dos fundadores; e Incrível ficou; firmou-se então a sua banda composta essencialmente por tanoeiros e corticeiros, homens de profissões representativas de uma Almada ainda vila. E ao mesmo tempo que a banda ganhava visibilidade, no seio da SFIA falava-se de política, e assim foi até aos dias da Revolução do 25 de Abril de 1974, e continuou. De entre as várias distinções que recebeu, uma delas foi atribuída por Jorge Sampaio, quando Presidente da República: o Grau de Membro Honorário da Ordem da Liberdade.

A banda, até aos dias de hoje, “nunca parou”, diz Mara Martins, presidente da direcção da SFIA. No início do século XX a colectividade alargou horizontes e inaugura o Salão de Festas e, na Rua Capitão Leitão, o CineIncrível com teatro e cinema, em 1944.
Os bailes no Salão de Festas, nos anos 50 e 60, eram famosos e, em finais dos anos 70, a SFIA unia cerca de 4 mil associados ao mesmo tempo que a actividade cultural, ensino e desportiva crescia. Entretanto, passa por um período menos produtivo, inclusivamente com o encerramento da sala de cinema, “mas nunca fechou portas”, lembra Mara Martins, que diz que actualmente os sócios são cerca de mil.

Manteve o fôlego nas duas décadas seguintes em que, mais uma vez o Salão de Festas volta a ser centro de atenções. “Uma catedral do rock”, diz a dirigente que refere terem passado pelo palco bandas de Almada como os UHF, Xutos & Pontapés, Roquivários, e outras como os Moonspell, de Lisboa, ou Mão Morta, de Braga.

- PUB -

Mais recentemente, a SFIA recebe a banda almadense Da Weasel, que ali fizeram a sua sala de ensaios para o regresso ao palco com o festival NOS Alive, no Passeio Marítimo de Algés deste ano. Com o festival cancelado devido à pandemia, Marta diz que gostava que a banda “continuasse ligada à Incrível”.

Sobre o renascer da Incrível, a dirigente refere os “últimos cinco anos” como o grande élan da colectividade onde a Banda Filarmónica tem ganho consistência, assim como o grupo de teatro que, em média, apresenta 20 produções por ano e participações como no Brasil. “Entre o reportório temos peças de produção nossa para crianças e adultos”.
Representativo é também o Coro e Cavaquinhos, com representações fora do país, como em Praga. Ainda na área da música, para além da sua escola, a Incrível partiu para o ensino desta arte para crianças, por agora na Escola Eugénio Ribeiro, e “para o ano queremos chegar a mais escolas”.

Entre outras actividades, a SFIA marca também presença com a patinagem acrobática e danças. O futuro, afirma Mara Martins, é “fazer crescer todas as nossas áreas de actividade”.

Para além disso, está na calha alargar as parcerias que a colectividade tem na área da saúde, com empresas comerciais e empresas. “Neste momento, temos uma parceria com uma clínica dentária em que os nossos sócios “têm 30% de desconto em vários tratamentos”. “Estamos muito direccionados para o trabalho com a sociedade, e diversificar o nosso trabalho”, acrescenta.

Quanto à antiga sala de cinema, neste momento a ser gerida pela Associação Criativa Alma Danada, a dirigente espera que o projecto resista à anormalidade dos dias causados por uma pandemia que obrigou a suspender as salas de espectáculos.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -