27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioDesportoMuralha eborense e festival de golos falhados ditam desaire sadino no Bonfim

Muralha eborense e festival de golos falhados ditam desaire sadino no Bonfim

Lusitano tem a melhor defesa da prova e levou a melhor sobre o ataque mais concretizador

 

- PUB -

Por culpa própria (tantas foram as ocasiões de golo desperdiçadas) e por mérito do adversário (que montou uma autêntica muralha à frente da sua baliza), o Vitória foi este domingo derrotado, por 1-0, no Estádio do Bonfim, pelo Lusitano de Évora, em partida da 19.ª jornada da série D do Campeonato de Portugal. Após quatro êxitos consecutivos, um único golo dos alentejanos – apontado pelo nigeriano Sele Davou aos 18 minutos – bastou para o 3.º classificado regressar a casa com os três pontos na bagagem.

Apesar do desfecho negativo num jogo em que o guardião Marcelo Valverde foi o melhor em campo, os comandados de José Pedro mantêm-se na liderança da prova (41 pontos), mas viram os perseguidores Moncarapachense (2.º com 40 pontos), Lusitano e Sintrense (3.º e 4.º ambos com 33) e Barreirense (5.º com 30) encurtarem a distância na tabela depois de vencerem os respectivos encontros.

Além de se terem defrontado o líder e o 3.º classificado da competição, o confronto do Bonfim teve a curiosidade de colocar frente a frente os sadinos, detentores do melhor ataque na prova (34 golos), e os eborenses que, com apenas sete golos sofridos em 18 partidas, têm a melhor defesa. Coesos e organizados no sector mais recuado, os alentejanos mantiveram o perigo afastado da sua baliza nos minutos iniciais.

- PUB -

Com dificuldade em entrar no último terço do terreno, o Vitória foi a primeira equipa a apanhar um susto no jogo. Aos seis minutos, o Lusitano ficou perto do golo na sequência de um contra-ataque rápido desenvolvido pelo flanco direito, o nigeriano Sele Davou lançou o guineense Lane Nhaga que, já no interior da área, rematou cruzado ao lado do poste direito da baliza de Tiago Neto.

Depois do aviso, o conjunto de Évora inaugurou o marcador, aos 18 minutos, utilizando a fórmula que tinham usado no lance anterior. Num contra-ataque veloz, Lane Nhaga ganha no confronto físico com Lourenço Henriques e lançou o Sele Davou, que depois de ter ganhado metros em velocidade disparou cruzado e colocado para o 1-0 do Lusitano, que gelou os as bancadas do Bonfim.

Em desvantagem no marcador, os vitorianos esboçaram uma reacção e ameaçaram o golo aos 21 minutos, momento em que Diogo Sequeira cruzou na direita para o segundo poste onde surgiu Daniel Carvalho a rematar ao lado da baliza. Numa fase em que o cronómetro jogava a favor do adversário, os sadinos mostravam-se atabalhoados na procura do golo. Exemplo disso aconteceu aos 28 minutos quando Caleb rematou de fora da área contra um opositor quando tinha vários colegas em boas condições para receber a bola.

- PUB -

Na melhor ocasião que tiveram para marcar antes do intervalo, faltou pontaria Diogo Sequeira que, aos 31 minutos, após assistência de Joel Monteiro, rematou a rasar o poste direito da baliza defendida por Marcelo Valverde. Aos 42, Daniel Carvalho, de canto diretcto, tenta surpreender o guardião dos alentejanos, que desviou a bola pela linha de fundo, mantendo-se o 1-0 favorável para o Lusitano no final do primeiro tempo.

No segundo tempo, o Vitória entrou a todo o gás e só não chegou ao empate porque Marcelo Valverde travou a dois tempos o remate de Heliardo em zona de finalização privilegiada, após cruzamento de António Montez da direita. O festival de golos perdidos conheceu dois novos capítulos aos 53 e 58 minutos quando, depois de cruzamentos de Heliardo, Diogo Sequeira, ao segundo poste, falhou emenda quando tinha a baliza à sua mercê.

Já com Paulo Lima e Joca em campo – substituíram Daniel Carvalho e Mauro Antunes (58 minutos) –, o Vitória ficou a centímetros do empate quando Joca, aos 66, rematou de fora da área ao lado do poste esquerdo. Na fase em que o Vitória mais pressionava, duas defesas monumentais de Marcelo Valverde, aso 76 e 77 minutos, impediram que Flavinho e Heliardo, respectivamente, repusessem uma igualdade que já há muito se justificava.

Até ao final, numa fase em que o adversário aproveitava todas as oportunidades para faze anti-jogo, o Vitória não conseguiu ter a clarividência para fazer mossa na baliza contrária. Antes do apito final do árbitro Isidro Moreno, que foi sempre muito permissivo com as claras perdas de tempo do Lusitano, o jogo entrou numa fase muito quezilenta. Neste período, o director dos sadinos Carlos André foi expulso de um jogo em que tudo correu mal ao Vitória.

 

Futebol feminino: Vitória cai em Braga nos ‘quartos’ da Taça de Portugal         

 

Após uma campanha meritória na edição 2023/24 da Taça de Portugal, o Vitória, da 2.ª Divisão, falhou no sábado o apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal feminina de futebol ao perder, por 2-0, na casa do SC Braga, 3.º classificado do escalão principal. No Estádio Municipal 1º de Maio, um auto-golo de Madalena Louro, aos cinco minutos, e Bia Meio-Metro, aos 15, contruíram o triunfo das minhotas no confronto dos quartos-de-final.

Depois de afastarem as comandadas de Cláudia Cruz, as bracarenses vão agora medir forças com outra equipa filiada na Associação de Futebol de Setúbal. Trata-se do Racing Power, do concelho do Seixal, que venceu o Gil Vicente, por 2-0, com golos de Nerimar Suárez e Ivânia Moreira. As meias-finais da prova, serão disputados a duas mãos, a 28 de Março e 21 de Abril, estando a final marcada para 18 de Maio, no Estádio Nacional, no Jamor.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -