28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioDesportoJunta de Barreiro/Lavradio lança projecto que já é visto como uma causa...

Junta de Barreiro/Lavradio lança projecto que já é visto como uma causa de todos

Recolha de monos, higienização das envolventes dos contentores e estratégia de sensibilização com o contributo da comunidade dão sinais positivos

 

- PUB -

Gabriela Soares, presidente da Junta da União das Freguesias de Barreiro e Lavradio, idealizou e o projecto nasceu. Foi acolhido por Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro. Apesar da tenra idade, a iniciativa “Freguesia Verde”, sob o lema “Lixo na rua não, tu fazes parte da solução”, começa a ser vista como uma causa de todos e o efeito ao nível da higiene urbana já se faz notar. “Já está a dar excelentes resultados”, diz a autarca.

Combater o problema da deposição incorreta de resíduos e monos é o objectivo do projecto que a junta lançou e que engloba várias vertentes. Foram adquiridas ferramentas de higienização e uma viatura, com comparticipação de 50% por parte do município, para recolha de monos. Além dessa, a junta adquiriu uma outra viatura e foi constituída uma equipa, com um funcionário municipal e um outro da freguesia, para a execução dos trabalhos. A medida tornou possível a recolha não agendada de monos na freguesia e a higienização das envolventes dos contentores.

“Além do trabalho regular da câmara, nós temos mapeadas as zonas ‘negras’, aquelas onde há mais deposição indevida de resíduos. Onde nós vamos, a câmara não vai. Trabalhamos numa lógica de complementaridade”, explica Gabriela Soares.

- PUB -

Mas o projecto não se esgota aí. A sustentá-lo estão também acções de consciencialização a envolver a comunidade. “Lançamos vídeos de sensibilização nas redes sociais, com a participação, o contributo, de munícipes e dirigentes associativos que se disponibilizaram a trabalhar connosco e a dar a cara por este projecto. Até à Primavera esses conteúdos vão sendo publicados nas redes sociais”, salienta a presidente da junta.

As acções de sensibilização são ainda reforçadas com a distribuição de informação junto da população, “envolvendo comerciantes, IPSS e escolas”, sempre na perspectiva de alcançar “uma mudança de comportamentos”, por um lado, e de criação de “soluções de futuro”, por outro. No que toca à consciencialização, o projecto “Freguesia Verde”, dinamizado pela junta, culminará com uma manifestação de rua a cargo das crianças das escolas de 1.º ciclo. “Vão insurgir-se contra a indevida deposição de lixo nas ruas, no final deste ano lectivo”, revela a edil.

“Nós fazemos a nossa parte, mas os munícipes também têm de fazer a sua. Têm de compreender que este é um problema de todos. Não basta colocar fotografias no Facebook da rua que está suja. Se está é por dois motivos: primeiro, não houve uma boa recolha de resíduos; depois, as pessoas não fizeram a sua parte, de colocarem o lixo no lixo”, conclui Gabriela Soares.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -