13 Maio 2024, Segunda-feira

- PUB -
Dupla vitoriana representa andebol do Vitória na Selecção Nacional de sub-21

Dupla vitoriana representa andebol do Vitória na Selecção Nacional de sub-21

Dupla vitoriana representa andebol do Vitória na Selecção Nacional de sub-21

Espanha e Dinamarca são adversários de Portugal no estágio que antecede o Mundial

 

Nilton Melo e António Machado, jogadores da equipa sénior de andebol do Vitória, estão entre os 17 convocados da Selecção Nacional de Sub-21 que vai defrontar a Espanha e Dinamarca no Torneio Internacional da Maia, que começa hoje e termina no sábado. Os dois atletas, de 19 anos de idade, estão desde segunda-feira integrados no estágio às ordens do seleccionador Carlos Martingo.

A chamada da dupla sadina é o reconhecimento dos bons desempenhos que os jogadores estão a realizar ao serviço do clube, que segue na oitava posição do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão. Tanto o lateral Nilton Melo como o pivô António Machado fizeram em 2022/23 a sua época de estreia com a camisola verde e branca. O primeiro chegou a Setúbal oriundo da Sanjoanense, enquanto o segundo veio do Sporting.

A concentração e os dos embates de alto nível que se perspectivam diante das congéneres espanhola e dinamarquesa servem de preparação para o Campeonato do Mundo do escalão que vai decorrer, entre 20 de Junho e 2 de Julho, na Alemanha e Grécia. No Pavilhão da Associação Atlética de Águas Santas, a equipa das Quinas teve três dias de trabalho que antecedem o duelo ibérico de hoje (20 horas) no jogo inaugural do torneio que reedita da final do Europeu Sub-20.

Amanhã, pelas 19:30 horas, será a vez de Espanha e Dinamarca medirem forças no torneio triangular, enquanto o derradeiro encontro acontece sábado, também pelas 19:30, entre Portugal e a formação nórdica. Recorde-se que a Seleção Nacional sub-21 chega a este derradeiro momento de preparação após dois duelos exigentes no M2002 Tournament, um torneio internacional de cariz particular, na Hungria, entre os quais um triunfo frente à Espanha.

O Torneio Internacional da Maia representa uma oportunidade para que a equipa técnica liderada por Carlos Martingo possa avaliar um leque maior de opções, elegíveis para representar Portugal no Mundial deste ano. “Vamos ter mais dois jogos de excelente nível e iremos aproveitar para consolidar processos. Será também a última oportunidade para dissipar algumas dúvidas que ainda possam existir, já que este será o último estágio de preparação antes do Mundial”, disse o seleccionador ao portal da Federação Portuguesa de Andebol.

Sadinos surpreendidos em Viseu

Devido aos compromissos das Selecções da modalidade, este fim-de-semana há uma pausa do Campeonato Nacional Placard 1. Por esse motivo, o Vitória só volta a entrar em acção a 6 de Maio, dia em que, a contar para a 22.ª jornada da prova, defrontam o Santo Tirso no Pavilhão Antoine Velge. No regresso dos sadinos a casa, a equipa vai procurar reencontrar-se com os êxitos depois da derrota (24-23) sofrida na ronda anterior com o Académico de Viseu.

No passado sábado, no Pavilhão Desportivo Cidade de Viseu, os setubalenses foram surpreendidos pelo 12.º classificado (antepenúltimo da tabela), que está envolvido na luta pela fuga à descida de divisão. No confronto com os beirões, Nuno Roque e João Ferreira, com cinco e quatro golos, respectivamente, foram os melhores marcadores dos sadinos num jogo em que os anfitriões foram mais felizes.

No conjunto treinado por Luís Monteiro, João Gamboa, Artur Pereira e Cláudio Pedroso, todos com três golos, também inscreveram os seus nomes como marcadores na ficha de jogo. Neste capítulo, Duarte Pereira (dois golos), Jan Kleineidam, Alexandre Pereira e Rafael Paulo, todos com um, também facturaram num encontro em que o viseense Eduardo Almeida (seis golos) foi o goleador-mor no embate da 21.ª jornada.

No confronto do próximo dia 6 diante do Santo Tirso, actual último classificado do campeonato, os setubalenses são claramente favoritos e querem impor essa condição no Pavilhão Antoine Velge diante de um adversário que contabiliza 19 derrotas, um empate e um triunfo nas 21 jornadas já realizadas. O saldo negativo de golos (158) também reflectem as fragilidades dos nortenhos que têm 508 golos marcados e 666 sofridos.

Na primeira volta, em Santo Tirso, os sadinos conseguiram o êxito mais robusto na prova até ao momento. 25-36 foi o desfecho de um jogo em que José Rebelo foi o rei dos marcadores ao fazer 11 golos. Nesse dia 19 de Novembro de 2022, Nuno Roque (nove golos), Artur Pereira (cinco), Victor Talmazan (quatro) e Rafael Paulo (três) também estiveram em evidência na finalização. Jan Kleineidam, João gamboa, Nilton Melo e Duarte Pereira, todos com um, também contribuíram para a goleada da equipa liderada por Luís Monteiro.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -