27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalFesta da Ilustração regressa à cidade com maior adesão e mais exposições

Festa da Ilustração regressa à cidade com maior adesão e mais exposições

Certame é dedicado a João Paulo Cotrim, curador e fundador do evento, que faleceu em Dezembro do ano passado

 

- PUB -

A Festa da Ilustração “É Preciso Fazer Um Desenho” regressa à cidade de Setúbal em Outubro para a oitava edição. Com mais participantes e exposições, a mostra de ilustração foi ontem apresentada, na Casa da Cultura, por José Teófilo Duarte, curador da festa, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, e do vereador da Cultura, Pedro Pina.

A festa, que será dedicada a João Paulo Cotrim, curador e fundador do certame falecido em Dezembro do ano passado, conta com 15 exposições em vários locais da cidade, como a Casa da Cultura, a Casa da Avenida, a Casa Bocage, a Casa do Largo e o Museu de Setúbal, e com a presença de André Letria e Alain Corbel, dois convidados especiais que abrem o leque de exposições no dia 1 do próximo mês.

Segundo José Teófilo Duarte, o objectivo da festa continua a ser “recuperar ilustradores esquecidos, que reflectem e dão voz a algumas preocupações com a verdade do traço”. Apesar da redução dos custos na festa, que diz compreender, o curador referiu que nem por isso houve menos adesão à mostra de ilustração.

- PUB -

Também André Martins reforçou no seu discurso o “orgulho” que “todos os setubalenses devem sentir” nesta acção. “Esta iniciativa representa um convite de trabalhos de homens e mulheres que, pela arte da ilustração, incentivam à criação e à fruição cultural de Setúbal”, afirmou.

Para o presidente da autarquia sadina, este é “um contributo sério para afirmar Setúbal como cidade de referência na promoção cultural, a nível nacional e internacional”. Como novidade há a extensão da festa a Óbidos e ao festival Fólio, que José Teófilo Duarte classificou como sendo “talvez o mais importante acontecimento literário em Portugal”, que este ano também é dedicado a João Paulo Cotrim e decorre igualmente em Outubro.

Em Óbidos vai estar a exposição “Dar de Beber aos Olhos”, patente em Fevereiro na Casa da Cultura, em Setúbal, pouco tempo depois de João Paulo Cotrim ter morrido.

- PUB -

Livro de homenagem a João Cotrim lançando na festa

O tributo que Setúbal faz questão de prestar a João Paulo Cotrim assenta no reconhecimento da marca que o antigo jornalista deixa na cidade, pela ligação à Festa da Ilustração. Desta forma, “Foi Quase Um Prazer” é um livro que reúne as palavras sobre ilustração do fundador e que vai ser lançado na edição deste ano.

Teófilo Duarte, que partilhou a curadoria da festa com João Cotrim, recordou a O SETUBALENSE, em Fevereiro, o papel essencial que o companheiro teve na fundação do certame. “A Festa da Ilustração nasceu em 2015 na sequência do ataque ao Charlie Hebdo e o João Paulo Cotrim foi a primeira pessoa com quem falei sobre esta ideia. Ele aceitou de imediato e sugeriu a reedição da exposição da ilustração portuguesa, que tem um catálogo próprio na Festa da Ilustração, todos os anos”, referiu.

Este ano, uma vez que a Festa da Ilustração será uma festa de homenagem, o catálogo, que é “uma espécie de páginas amarelas da ilustração em Portugal”, vai ser também dedicada ao antigo jornalista e a participação, excepcionalmente, vai ser por convite.

Projeto Ilustradores atuam na inauguração

A Festa da ilustração, que terá início no dia 1 de Outubro, conta com a presença de um novo grupo musical composto por João Maio Pinto e Pedro Lourenço, dois ilustradores que apostam agora juntos na música.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -