28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalFesta da Ilustração regressa à cidade com maior adesão e mais exposições

Festa da Ilustração regressa à cidade com maior adesão e mais exposições

Certame é dedicado a João Paulo Cotrim, curador e fundador do evento, que faleceu em Dezembro do ano passado

 

- PUB -

A Festa da Ilustração “É Preciso Fazer Um Desenho” regressa à cidade de Setúbal em Outubro para a oitava edição. Com mais participantes e exposições, a mostra de ilustração foi ontem apresentada, na Casa da Cultura, por José Teófilo Duarte, curador da festa, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, e do vereador da Cultura, Pedro Pina.

A festa, que será dedicada a João Paulo Cotrim, curador e fundador do certame falecido em Dezembro do ano passado, conta com 15 exposições em vários locais da cidade, como a Casa da Cultura, a Casa da Avenida, a Casa Bocage, a Casa do Largo e o Museu de Setúbal, e com a presença de André Letria e Alain Corbel, dois convidados especiais que abrem o leque de exposições no dia 1 do próximo mês.

Segundo José Teófilo Duarte, o objectivo da festa continua a ser “recuperar ilustradores esquecidos, que reflectem e dão voz a algumas preocupações com a verdade do traço”. Apesar da redução dos custos na festa, que diz compreender, o curador referiu que nem por isso houve menos adesão à mostra de ilustração.

- PUB -

Também André Martins reforçou no seu discurso o “orgulho” que “todos os setubalenses devem sentir” nesta acção. “Esta iniciativa representa um convite de trabalhos de homens e mulheres que, pela arte da ilustração, incentivam à criação e à fruição cultural de Setúbal”, afirmou.

Para o presidente da autarquia sadina, este é “um contributo sério para afirmar Setúbal como cidade de referência na promoção cultural, a nível nacional e internacional”. Como novidade há a extensão da festa a Óbidos e ao festival Fólio, que José Teófilo Duarte classificou como sendo “talvez o mais importante acontecimento literário em Portugal”, que este ano também é dedicado a João Paulo Cotrim e decorre igualmente em Outubro.

Em Óbidos vai estar a exposição “Dar de Beber aos Olhos”, patente em Fevereiro na Casa da Cultura, em Setúbal, pouco tempo depois de João Paulo Cotrim ter morrido.

- PUB -

Livro de homenagem a João Cotrim lançando na festa

O tributo que Setúbal faz questão de prestar a João Paulo Cotrim assenta no reconhecimento da marca que o antigo jornalista deixa na cidade, pela ligação à Festa da Ilustração. Desta forma, “Foi Quase Um Prazer” é um livro que reúne as palavras sobre ilustração do fundador e que vai ser lançado na edição deste ano.

Teófilo Duarte, que partilhou a curadoria da festa com João Cotrim, recordou a O SETUBALENSE, em Fevereiro, o papel essencial que o companheiro teve na fundação do certame. “A Festa da Ilustração nasceu em 2015 na sequência do ataque ao Charlie Hebdo e o João Paulo Cotrim foi a primeira pessoa com quem falei sobre esta ideia. Ele aceitou de imediato e sugeriu a reedição da exposição da ilustração portuguesa, que tem um catálogo próprio na Festa da Ilustração, todos os anos”, referiu.

Este ano, uma vez que a Festa da Ilustração será uma festa de homenagem, o catálogo, que é “uma espécie de páginas amarelas da ilustração em Portugal”, vai ser também dedicada ao antigo jornalista e a participação, excepcionalmente, vai ser por convite.

Projeto Ilustradores atuam na inauguração

A Festa da ilustração, que terá início no dia 1 de Outubro, conta com a presença de um novo grupo musical composto por João Maio Pinto e Pedro Lourenço, dois ilustradores que apostam agora juntos na música.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -