28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
Início167º aniversárioJovens setubalenses criam jardim sustentável e vencem Prémio Montepio

Jovens setubalenses criam jardim sustentável e vencem Prémio Montepio

“As Traseiras” distinguiu-se entre as 15 candidaturas nacionais e alcançou o primeiro lugar do ‘Prémio Voluntariado Jovem Montepio’

 

- PUB -

Quem atravessa o jardim do Bairro 2 de Abril, em Setúbal, não imagina que, em tempos, era espelho de um espaço abandonado, com sinais evidentes de degradação. Estrutura danificada, lixo amontoado e ervas daninhas a cobrir o chão fazem parte de um cenário que três jovens setubalenses quiseram desconstruir.

Desde o início de 2022 que o jardim tem uma “nova cara”, tudo graças ao esforço de Érica Oliveira, Carlos Santos e Tiago Paciência, jovens voluntários da Associação Cultural Novas Ideias- Setúbal Academy’ que, incentivados pelo presidente, Fernando Cruz, se propuseram a requalificar as traseiras da associação.

“As Traseiras” foi precisamente o nome que atribuíram ao projecto que criou o primeiro jardim sustentável do país inserido num bairro social. Tal feito concedeu-lhes a vitória da 11º Edição do ‘Prémio Voluntariado Jovem Montepio’, entre as 10 associações nacionais e os 15 projectos candidatos.

- PUB -

“Fiquei abismado quando soube que tínhamos ganho”, confessa Carlos num riso nervoso. Tem 17 anos e está a terminar o curso de jardinagem na Escola Profissional de Setúbal que
lhe conferiu as bases necessárias para o projecto em que se aventurou.

Entre os dois colegas, a reacção é semelhante: “Nem queria acreditar quando o Fernando me contou a novidade”, lembra Tiago, de 20 anos. “Fiquei sem palavras. Sabia que existiam projectos muito bons a concorrer”, conta Érica, também com 20 anos de idade.

A dedicação dos voluntários foi salientada por Carlos Beato, membro do conselho de administração da Fundação Montepio, na cerimónia ocorrida em Abril, que premiou a associação com 2.750 euros e cada um dos jovens com 250 euros.

- PUB -

“Felicitamos os jovens porque deram um sinal de que a juventude quer e pode ter um papel muito activo na melhoria das condições sociais e ambientais”, reforçou o responsável.

Ao longo de vários meses, os jo-vens disponibilizaram-se para recolher o lixo que preenchia o local e participar no planeamento do novo espaço que, além de ponto de convívio, o presidente da associação setubalense acredita tratar-se de uma forma de educação ambiental.

“Este projecto é importante para a região, mas também para todo o país, pois é dos poucos locais com sobreiros urbanos e não podíamos deixar de salvaguardar a sua continuidade”, conta Fernando Cruz. “Queremos dar aos moradores a oportunidade de criarem uma relação com o ambiente e de conhecerem os problemas ambientais”.

E tal tem sido feito não existisse uma envolvência dos moradores na construção da nova horta que começa a dar sinais de vida no jardim. Já em Setembro está ainda prevista a edificação de um caminho sensorial e o desenvolvimento de actividades lúdicas que unam a comunidade sénior e a população mais jovem do bairro.

Quanto aos três vencedores, ambicionam continuar a participar em todas as fases do projecto e já têm um destino assegurado para o valor monetário conquistado: “Vou poupar”, assegura Carlos. “Pode dar jeito para o futuro”, complementa Érica.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -