28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSeixalProtesto em fragata avança no Tejo contra a construção do novo aeroporto...

Protesto em fragata avança no Tejo contra a construção do novo aeroporto no Montijo

A viagem de barco até à Base Aérea 6 contou com a presença de especialistas que dão preferência à construção em Alcochete

- PUB -

 

“Uma imagem vale mais do que mil palavras” foi o mote do passeio fluvial levado a cabo pela associação ‘Plataforma Cívica Aeroporto BA6 Montijo-Não!”, no passado domingo, que convidou os visitantes a bordo da fragata ‘Baía do Seixal’ a ver de perto as instalações da Base Aérea 6, que tem sido apontada, pelo Governo, como possibilidade para construir o novo aeroporto de Lisboa.

Entre os passageiros, abordo seguiu também Joaquim Santos, presidente da Câmara do Seixal, que recusa a opção Montijo, a qual considera que colocaria em causa a qualidade de vida das populações da margem sul.

- PUB -

“É uma forma de protesto”, afirma José Encarnação, membro da associação responsável pela iniciativa. “Não basta dizermos porque não se deve construir o aeroporto no Montijo. É preciso que as pessoas vejam com os próprios olhos”.

Com partida do Cais Fluvial do Seixal e destino ao Samouco, ao longo de três horas de viagem reflectiu-se acerca das consequências para a população e do futuro das embarcações tradicionais que circulam pelo canal do Montijo caso o aeroporto complementar ao Humberto Delgado, na Portela, seja edificado no município.

“Diz-se que é fácil fazer aqui um aeroporto porque é só adaptar o que já existe. Aqui não existe nenhum aeroporto, existe uma base aérea”, explica Vítor Silveira, piloto da Linha Aérea. “A única coisa que tem parecida com um aeroporto é a torre de controlo e as pistas e como se sabe as pistas não servem, têm de ser reconstruídas e a torre é baixa de mais”.

- PUB -

Paulo Andrade, presidente da Marinha do Tejo, juntou-se ao protesto no seu próprio bote e fez questão de defender os interesses do “berço da maior parte das embarcações”: o canal do Montijo.

“Durante anos, o canal do Montijo serviu para abastecer a cidade. Fechar este canal de navegação a embarcações com um mastro superior a 14,5 metros não faz qualquer sentido. Temos embarcações centenárias que vão deixar de poder navegar”, garante.

Também Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, fez questão de estar presente e reforçar a preferência pela construção do novo aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete.

“No Seixal vamos continuar a colocar o interesse das populações à frente do que são os interesses particulares”, começou por dizer o responsável. “Construir uma pista no Montijo significa que vamos ter aeroporto da Portela e esta pista até ao ano de 2062. Isto vai afectar as mais de 100 mil pessoas que continuam a ser afectadas pela operação da Portela quer toda a população da margem sul que não tinha esses impactos”, salientou.

Perante os presentes, os membros da Plataforma Cívica afirmaram que não desistem da solução Campo de Tiro de Alcochete, e garantem continuar a rumar para que tal aconteça.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -