28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalMontijoMontijo vai passar a ter posto de transferência de pescado

Montijo vai passar a ter posto de transferência de pescado

Câmara aprova protocolo a celebrar com a Docapesca e a SCUPA para implementação do equipamento

 

- PUB -

O Cais dos Pescadores no Montijo vai passar a contar com um posto de transferência de pescado, para permitir a entrada do peixe no circuito comercial a partir da cidade.

A proposta de celebração de um protocolo, entre o município, a Docapesca e a Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense (SCUPA), tendo em vista a implementação do equipamento foi aprovada por unanimidade, na passada quarta-feira, naquela que foi a última reunião do executivo camarário (de volta aos Paços do Concelho) antes das eleições autárquicas agendadas para o próximo dia 26.

Segundo informação da autarquia, a Docapesca – entidade responsável pela “exploração das lotas e a prestação de serviços de primeira venda de pescado e de apoio à pesca nos portos do continente” – vai delegar na SCUPA “a responsabilidade da transferência de pescado” no posto a construir no Cais dos Pescadores “pelo período de cinco anos”.

- PUB -

O protocolo a rubricar entre as três partes estabelece que a Docapesca “disponibiliza o equipamento necessário ao registo e transferência de pescado, nomeadamente, equipamento informático, sistema de pesagem e de acesso à Internet”.

Já a autarquia “compromete-se a adquirir um contentor para a instalação dos equipamentos necessários ao funcionamento do posto de registo e transferência de pescado, mantendo como um dos seus propósitos o desenvolvimento de acções com o objectivo de proteger e defender os interesses da comunidade piscatória do Montijo”.

Sem avançar com estimativas em relação ao valor do investimento a suportar pelo município e a prazos para a execução da obra, Nuno Canta, presidente da Câmara, realçou durante a apresentação da proposta que o equipamento – “primeiro do género a existir no Montijo”, vincou – representa “uma mais-valia significativa para os pescadores”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -