26 Outubro 2021, Terça-feira
- PUB -
Início Local Montijo Montijo vai passar a ter posto de transferência de pescado

Montijo vai passar a ter posto de transferência de pescado

Câmara aprova protocolo a celebrar com a Docapesca e a SCUPA para implementação do equipamento

 

- PUB -

O Cais dos Pescadores no Montijo vai passar a contar com um posto de transferência de pescado, para permitir a entrada do peixe no circuito comercial a partir da cidade.

A proposta de celebração de um protocolo, entre o município, a Docapesca e a Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense (SCUPA), tendo em vista a implementação do equipamento foi aprovada por unanimidade, na passada quarta-feira, naquela que foi a última reunião do executivo camarário (de volta aos Paços do Concelho) antes das eleições autárquicas agendadas para o próximo dia 26.

Segundo informação da autarquia, a Docapesca – entidade responsável pela “exploração das lotas e a prestação de serviços de primeira venda de pescado e de apoio à pesca nos portos do continente” – vai delegar na SCUPA “a responsabilidade da transferência de pescado” no posto a construir no Cais dos Pescadores “pelo período de cinco anos”.

- PUB -

O protocolo a rubricar entre as três partes estabelece que a Docapesca “disponibiliza o equipamento necessário ao registo e transferência de pescado, nomeadamente, equipamento informático, sistema de pesagem e de acesso à Internet”.

Já a autarquia “compromete-se a adquirir um contentor para a instalação dos equipamentos necessários ao funcionamento do posto de registo e transferência de pescado, mantendo como um dos seus propósitos o desenvolvimento de acções com o objectivo de proteger e defender os interesses da comunidade piscatória do Montijo”.

Sem avançar com estimativas em relação ao valor do investimento a suportar pelo município e a prazos para a execução da obra, Nuno Canta, presidente da Câmara, realçou durante a apresentação da proposta que o equipamento – “primeiro do género a existir no Montijo”, vincou – representa “uma mais-valia significativa para os pescadores”.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Leonor Amado foi encontrada viva hoje de manhã caída num penhasco em Palmela

A idossa foi socorrida pelos Bombeiros de Palmela, tendo sido levada para os Hospital de S. Bernardo, em Setúbal, de onde teve alta ainda hoje cerca das 20h00

Última Hora: Vitória aprova venda de 89% da SAD a investidor

Última Hora: Vitória aprova venda de 89% da SAD a investidor

Superpolícias da esquadra do Montijo sagram-se campeões europeus de jiu-jitsu

Ouro de José Peres e João Pavia soma a méritos profissionais: um já salvou uma vida humana; o outro efectou detenções fora de serviço
- PUB -