5 Maio 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalPalmelaQuinta do Anjo recebe central fotovoltaica de 35 milhões

Quinta do Anjo recebe central fotovoltaica de 35 milhões

Parque solar de 40,52 MWp, com um total de 90 076 painéis, entra em construção ainda este ano

 

- PUB -

O projecto da nova central fotovoltaica, na ordem dos 35 milhões de euros, foi apresentado ontem, no Bairro Alentejano, em Quinta do Anjo, concelho de Palmela, através do lançamento da primeira pedra no terreno onde será construída a futura unidade. Esta obra vai ocupar uma área calculada de 45 hectares e deverá estar operacional em 2022.

O investimento é da NextEnergy Capital, empresa de gestão de investimentos e activos no sector das energias renováveis através do fundo NextPower III, estando o arranque dos trabalhos de construção previsto ainda para este ano.

A obra contempla a instalação de 90 076 painéis solares, com uma potência instalada de 40,5 MWp, que ocuparão cerca de 45 hectares de área. Com o início da operação previsto para 2022, a central terá uma capacidade de produção anual de 71.3 GWh de energia eléctrica, que permitirá abastecer mais de 21 mil habitações e evitar a emissão de 18 660 toneladas de CO2 por ano.

- PUB -

Com o investimento na central fotovoltaica da Quinta do Anjo, o fundo NextPower III aumenta os seus activos solares operacionais e alcança um total de 394 MWp de capacidade instalada. O projecto está a ser desenvolvido pela Frequent Summer, empresa de engenharia e licenciamento de projectos de energias renováveis com um track record de 400 MW em Portugal.

Câmara realça valor que o projecto acrescenta ao território

Para Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela, este projecto vai ao encontro dos objectivos definidos pelo município no eixo da sustentabilidade ambiental e eficiência energética, bem como das metas definidas no âmbito do Plano de Acção para a Energia Sustentável de Palmela. “Em Palmela, entendemos a sustentabilidade como um objectivo tangível, incontornável e inadiável, em todas as suas dimensões, pelo que acarinhamos este projecto pelo valor que vem acrescentar ao território e pela sua ligação directa ao cluster automóvel do concelho. Ao fornecer energia de fontes renováveis a empresas de enorme dimensão, que são grandes consumidoras, este investimento poderá ter um efeito multiplicador, que favoreça uma mudança mais rápida de paradigma dentro do sector”, disse o autarca.

- PUB -

Filinto Martins, director-geral do fundo NextPower III (NextEnergy Capital), considerou que o projecto “é muito relevante para a NextEnergy, uma vez que permite à empresa reforçar e consolidar a sua presença em Portugal através do investimento na sua terceira central fotovoltaica, uma ambição já presente desde o arranque da central fotovoltaica em Paderne”. Através deste investimento, “será possível estimular e contribuir para o crescimento da produção de energia solar, particularmente em Palmela, uma região com uma posição geográfica muito interessante”, concluiu.

 

- PUB -

Mais populares

Vitória Futebol Clube declarado insolvente

Credores não viabilizaram novo PER. Presidente diz que clube ainda vai explorar a situação legal. SAD está também em risco

Insolvência do Vitória FC: Credores decidem em Junho se dão oportunidade de recuperação ou avançam para liquidação

Assembleias de credores estão marcadas para o Cinema Charlot. Clube e SAD vão apresentar planos de recuperação

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência
- PUB -