25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaQuinta do Anjo recebe central fotovoltaica de 35 milhões

Quinta do Anjo recebe central fotovoltaica de 35 milhões

Parque solar de 40,52 MWp, com um total de 90 076 painéis, entra em construção ainda este ano

 

- PUB -

O projecto da nova central fotovoltaica, na ordem dos 35 milhões de euros, foi apresentado ontem, no Bairro Alentejano, em Quinta do Anjo, concelho de Palmela, através do lançamento da primeira pedra no terreno onde será construída a futura unidade. Esta obra vai ocupar uma área calculada de 45 hectares e deverá estar operacional em 2022.

O investimento é da NextEnergy Capital, empresa de gestão de investimentos e activos no sector das energias renováveis através do fundo NextPower III, estando o arranque dos trabalhos de construção previsto ainda para este ano.

A obra contempla a instalação de 90 076 painéis solares, com uma potência instalada de 40,5 MWp, que ocuparão cerca de 45 hectares de área. Com o início da operação previsto para 2022, a central terá uma capacidade de produção anual de 71.3 GWh de energia eléctrica, que permitirá abastecer mais de 21 mil habitações e evitar a emissão de 18 660 toneladas de CO2 por ano.

- PUB -

Com o investimento na central fotovoltaica da Quinta do Anjo, o fundo NextPower III aumenta os seus activos solares operacionais e alcança um total de 394 MWp de capacidade instalada. O projecto está a ser desenvolvido pela Frequent Summer, empresa de engenharia e licenciamento de projectos de energias renováveis com um track record de 400 MW em Portugal.

Câmara realça valor que o projecto acrescenta ao território

Para Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela, este projecto vai ao encontro dos objectivos definidos pelo município no eixo da sustentabilidade ambiental e eficiência energética, bem como das metas definidas no âmbito do Plano de Acção para a Energia Sustentável de Palmela. “Em Palmela, entendemos a sustentabilidade como um objectivo tangível, incontornável e inadiável, em todas as suas dimensões, pelo que acarinhamos este projecto pelo valor que vem acrescentar ao território e pela sua ligação directa ao cluster automóvel do concelho. Ao fornecer energia de fontes renováveis a empresas de enorme dimensão, que são grandes consumidoras, este investimento poderá ter um efeito multiplicador, que favoreça uma mudança mais rápida de paradigma dentro do sector”, disse o autarca.

- PUB -

Filinto Martins, director-geral do fundo NextPower III (NextEnergy Capital), considerou que o projecto “é muito relevante para a NextEnergy, uma vez que permite à empresa reforçar e consolidar a sua presença em Portugal através do investimento na sua terceira central fotovoltaica, uma ambição já presente desde o arranque da central fotovoltaica em Paderne”. Através deste investimento, “será possível estimular e contribuir para o crescimento da produção de energia solar, particularmente em Palmela, uma região com uma posição geográfica muito interessante”, concluiu.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -