3 Dezembro 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalSinesEmpresa BB&G vai instalar fábrica de transformação de pneus na ZILS

Empresa BB&G vai instalar fábrica de transformação de pneus na ZILS

Unidade industrial representa um investimento de 10 milhões e vai criar 40 postos de trabalho directos. Deve começar a operar em 2023

 

- PUB -

A empresa BB&G – Alternative Worldwide Environmental Solutions, Lda., vai investir 10 milhões de euros na instalação de uma fábrica de transformação de pneus usados na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), espaço que é gerido pela aicep Global Parques. A instalação da unidade industrial, que irá criar 40 postos de trabalho directos, é para arrancar ainda este ano.

O contrato foi assinado entre a empresa e a aicep Global Parques na passada terça-feira. De acordo com a aicep Global Parques, está previsto que a fábrica entre em funcionamento no “primeiro trimestre de 2023”.

- PUB -

A unidade “irá operar em regime de turnos, 24 horas por dia, por forma a maximizar todo o potencial instalado”.

O projecto a implementar – que conta com a parceria da Universidade de Aveiro e aprovação ao abrigo do Portugal 2020 – assenta “numa tecnologia patenteada e inovadora, desenvolvida nos Estados Unidos da América, que tem sido testada intensivamente desde 2012”, explica a entidade gestora da ZILS. “Trata-se de um processo de extração térmico, conduzido em contínuo, para conversão de pneus usados, sob a forma de borracha triturada (livres de metal e têxtil), através da transferência de calor em ambiente anóxico”, adianta a aicep.

Os produtos obtidos “serão o negro de fumo recuperado (séries N500, N600 e N700), duas fracções de hidrocarbonetos e gás de síntese (para autoconsumo)”. A fábrica “irá constituir um complemento viável para a reutilização dos referidos componentes utilizados na fabricação de pneus” ao possibilitar “a sua incorporação, enquanto matérias-primas, em diversas indústrias, ou até na fabricação de pneus novos, promovendo a sustentabilidade ambiental”.

- PUB -

A gestão da instalação da fábrica em Sines fica a cargo da Proman Portugal, que fornece “serviços de engenharia, design e construção”, ao nível do sector energético (petróleo e gás).

A  BB&G chegou a Portugal no final de 2018, pela mão do empresário luso-americano Germano Araújo Carreira, e passou a estar integrada no Grupo Respol em 2020.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Demolição de edifício obriga a encerrar troço da Estrada de Palmela

Operação na via pública acontece no troço compreendido entre a Praça Tratado de Roma e o acesso rodoviário ao estabelecimento de restauração McDonald’s.
- PUB -