5 Dezembro 2021, Domingo
- PUB -
InícioLocalSinesEmpresa BB&G vai instalar fábrica de transformação de pneus na ZILS

Empresa BB&G vai instalar fábrica de transformação de pneus na ZILS

Unidade industrial representa um investimento de 10 milhões e vai criar 40 postos de trabalho directos. Deve começar a operar em 2023

 

- PUB -

A empresa BB&G – Alternative Worldwide Environmental Solutions, Lda., vai investir 10 milhões de euros na instalação de uma fábrica de transformação de pneus usados na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), espaço que é gerido pela aicep Global Parques. A instalação da unidade industrial, que irá criar 40 postos de trabalho directos, é para arrancar ainda este ano.

O contrato foi assinado entre a empresa e a aicep Global Parques na passada terça-feira. De acordo com a aicep Global Parques, está previsto que a fábrica entre em funcionamento no “primeiro trimestre de 2023”.

- PUB -

A unidade “irá operar em regime de turnos, 24 horas por dia, por forma a maximizar todo o potencial instalado”.

O projecto a implementar – que conta com a parceria da Universidade de Aveiro e aprovação ao abrigo do Portugal 2020 – assenta “numa tecnologia patenteada e inovadora, desenvolvida nos Estados Unidos da América, que tem sido testada intensivamente desde 2012”, explica a entidade gestora da ZILS. “Trata-se de um processo de extração térmico, conduzido em contínuo, para conversão de pneus usados, sob a forma de borracha triturada (livres de metal e têxtil), através da transferência de calor em ambiente anóxico”, adianta a aicep.

Os produtos obtidos “serão o negro de fumo recuperado (séries N500, N600 e N700), duas fracções de hidrocarbonetos e gás de síntese (para autoconsumo)”. A fábrica “irá constituir um complemento viável para a reutilização dos referidos componentes utilizados na fabricação de pneus” ao possibilitar “a sua incorporação, enquanto matérias-primas, em diversas indústrias, ou até na fabricação de pneus novos, promovendo a sustentabilidade ambiental”.

- PUB -

A gestão da instalação da fábrica em Sines fica a cargo da Proman Portugal, que fornece “serviços de engenharia, design e construção”, ao nível do sector energético (petróleo e gás).

A  BB&G chegou a Portugal no final de 2018, pela mão do empresário luso-americano Germano Araújo Carreira, e passou a estar integrada no Grupo Respol em 2020.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Caso de gripe das aves detectado em Palmela

A DGAV lembrou que não existem evidências de que a gripe aviária seja transmitida para os humanos através do consumo de alimentos, como carne de aves de capoeira ou ovos

Novas máquinas permitem emitir ou carregar cartão Navegante em apenas “um minuto”

Para já, encontra-se disponível um equipamento em cada um dos nove concelhos do Distrito que integram a AML   Os passes de transportes públicos Navegante podem...
- PUB -