6 Maio 2024, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMinistério do Ambiente afirma que vedações na Herdade da Comenda violam ambiente

Ministério do Ambiente afirma que vedações na Herdade da Comenda violam ambiente

Em resposta aos deputados do PS, o Ministério do Ambiente diz que já mandou remover as vedações colocadas no Parque natural da Arrábida

- PUB -

Os deputados do grupo parlamentar do PS, eleitos por Setúbal, questionaram o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, sobre a legalidade das vedações de arame que foram levantadas na Herdade da Comenda, em Setúbal, a quais, segundo consideram, estão a “impedir o acesso público” a este território do Parque Natural da Arrábida. Receberam como resposta da tutela que “as normas ambientas estão a ser violadas”.

O Ministério do Ambiente e Acção Climática considera que “a Herdade da Comenda tem vindo a violar as normas ambientais aplicáveis ao Parque Natural, nomeadamente ao seu Plano de Ordenamento”, foi a resposta que os deputados socialistas receberam da parte da tutela, quanto à instalação de vedações na propriedade.

Refere ainda o grupo parlamentar do PS, através de comunicado, que o Ministério assinalou na mesma resposta que “no ano passado”, “foram emitidos três ofícios com parecer desfavorável para a instalação de vedação e foi transmitida a necessidade de remover a vedação e arame farpado instalados”. No mesmo comunicado, os deputados dizem que “estão em curso os respectivos processos de contra-ordenação pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)”.

- PUB -

Segundo o deputado socialista Filipe Pacheco, a instalação da vedação vem inibir “que os melhores conhecedores dos trilhos da Serra [da Arrábida] possam usufruir plenamente do seu património natural, sem que estas actividades de lazer prejudiquem directa ou indirectamente os proprietários”. A isto acrescenta o argumento que o Plano de Ordenamento do Parque Natural da Arrábida “interdita a obstrução de qualquer tipo de passagem nos caminhos públicos e de acesso às linhas e aos planos de água”.

A resposta do Ministro do Ambiente acrescenta que “os Vigilantes da Natureza do Parque Natural da Arrábida elaboraram autos de notícia relacionados com a instalação indevida de vedações nesta propriedade, estando em curso os processos de contra-ordenação”, revelam os eleitos socialistas.

 

- PUB -

Mais populares

Vitória Futebol Clube declarado insolvente

Credores não viabilizaram novo PER. Presidente diz que clube ainda vai explorar a situação legal. SAD está também em risco

Insolvência do Vitória FC: Credores decidem em Junho se dão oportunidade de recuperação ou avançam para liquidação

Assembleias de credores estão marcadas para o Cinema Charlot. Clube e SAD vão apresentar planos de recuperação

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência
- PUB -