28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalSonoridades da natureza na Arrábida transformadas em concerto

Sonoridades da natureza na Arrábida transformadas em concerto

Vento e mar, raspar das folhas e ramos dão vida a um projecto mostrado ao mundo a 8 de Setembro

 

- PUB -

As gravações sonoras captadas ao longo de dois meses no Parque Natural da Arrábida, em Setúbal, dão agora espaço a uma criação sonora por parte de Carla Santana, que realizou uma “residência artística”, cujo resultado vai ser mostrado na próxima semana.

O projecto “Geomorfia #1.4”, que dá nome ao concerto construído com base nos sons recolhidos, vai ser apresentado ao mundo no próximo dia 8 de Setembro, pelas 22h, no espaço A Gráfica – Centro de Criação Artística, ao que antecede, pelas 18h30, uma conversa com a artista que vai explicar o processo desenvolvido entre os meses de Junho e Julho.

Nos vários locais da serra foram recolhidos “os sons do vento e do mar, do raspar das folhas e ramos e do rolar das pedras movidas pela maré”, segundo detalha a nota de Imprensa enviada pela autarquia sadina à redacção de O SETUBALENSE, para dar agora lugar a uma construção “a partir das sonoridades da natureza”.

- PUB -

Carla Santana “descreve o projecto como uma co-criação com a Serra da Arrábida”. Mais tarde, a 23 de Setembro, está também programado – entre as 10h e as 12h – um passeio sonoro a partir do Portinho da Arrábida, iniciativa que integra também o recente projecto.

O “Geomorfia #1.4” conta com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, com programação à responsabilidade de Vitor Joaquim, dos Enconros de Música Experimental (EME) e da Minuto Apressado – Associação Cultural (MAAC). Está também integrado no festival EME2023/MAAC.

Como também explica o comunicado a artista trabalha o som nas suas formas mais primárias, texturadas e contemplativas, através de paisagens sonoras com field recordings, captações electroacústicas do som dos mais variados objectos e síntese analógica/digital, compõe para performances de teatro e dança e, entre outras actividades, integra o grupo de música improvisada Lantana”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -