2 Maio 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoBombeiros de Canha renovam frota com nova ambulância de socorro

Bombeiros de Canha renovam frota com nova ambulância de socorro

Autarquia atribui 62 mil euros para compra da viatura. E ainda apoia criação de piquete de prevenção permanente

 

- PUB -

Os recursos da Associação dos Bombeiros Voluntários de Canha vão ser reforçados com mais uma ambulância de socorro, cuja aquisição vai ser financiada pela Câmara Municipal do Montijo.

A autarquia decidiu, por unanimidade, no passado dia 17, atribuir 62 mil euros à associação para a compra do veículo. Segundo a edilidade, o apoio para a aquisição da ambulância justifica-se “pelo elevado número de quilómetros que já registam os veículos da mesma natureza que a corporação dos Bombeiros Voluntários de Canha ainda tem ao serviço”. Ao mesmo tempo, o novo veículo constituirá “um reforço muito importante nos meios ao serviço da assistência às populações e aos doentes das freguesias mais distantes da sede do concelho”, salienta ainda a autarquia.

Igualmente aprovada por unanimidade foi ainda uma verba mensal para a criação de um piquete de prevenção permanente nesta corporação. Os bombeiros de Canha passam a receber dois mil euros por mês para assegurarem esta resposta. “Este apoio é realizado através de uma adenda ao protocolo celebrado entre o município do Montijo e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Canha em 6 de Junho de 2019”, explica a edilidade. O piquete de prevenção “é composto por dois bombeiros” e “tem como missão intervir e responder a solicitações no período nocturno, feriados e fins-de-semana”.

- PUB -

Além destes dois apoios financeiros, o executivo liderado por Nuno Canta decidiu também atribuir um outro, em espécie – equipamentos de protecção individual –, aos bombeiros voluntários de Montijo e Canha. As duas corporações do concelho vão receber “12 mil máscaras Tipo 2, 12 mil máscaras FFP2/KN95, 15 mil luvas de nitrilo, 5 mil batas descartáveis, 7 500 fatos descartáveis, 3 mil cogulas descartáveis e 6 mil cobre botas”.

O município montijense realça que nos últimos anos tem adoptado “uma política activa no apoio aos agentes de protecção civil do concelho, em particular aos bombeiros”. Quer “através do reforço financeiro dos protocolos de cooperação” quer ao nível “do financiamento das equipas de intervenção permanentes” ou dos investimentos “para aquisição de viaturas [de intervenção] e ambulâncias”, resume a autarquia, a concluir.

Corporação do Montijo recebe €8 mil

Cerca de oito mil euros foi o montante que o executivo municipal decidiu ainda atribuir, por unanimidade, na mesma sessão, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Montijo.

- PUB -

O apoio financeiro “destina-se a fazer face aos encargos suportados com as refeições diárias fornecidas aos bombeiros voluntários que têm vindo a assegurar os turnos de funcionamento da corporação desde o dia 16 de Janeiro até 1 de Março” deste ano.

- PUB -

Mais populares

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência
- PUB -