13 Abril 2021, Terça-feira
- PUB -
Início Local Montijo Bombeiros de Canha renovam frota com nova ambulância de socorro

Bombeiros de Canha renovam frota com nova ambulância de socorro

Autarquia atribui 62 mil euros para compra da viatura. E ainda apoia criação de piquete de prevenção permanente

 

- PUB -

Os recursos da Associação dos Bombeiros Voluntários de Canha vão ser reforçados com mais uma ambulância de socorro, cuja aquisição vai ser financiada pela Câmara Municipal do Montijo.

A autarquia decidiu, por unanimidade, no passado dia 17, atribuir 62 mil euros à associação para a compra do veículo. Segundo a edilidade, o apoio para a aquisição da ambulância justifica-se “pelo elevado número de quilómetros que já registam os veículos da mesma natureza que a corporação dos Bombeiros Voluntários de Canha ainda tem ao serviço”. Ao mesmo tempo, o novo veículo constituirá “um reforço muito importante nos meios ao serviço da assistência às populações e aos doentes das freguesias mais distantes da sede do concelho”, salienta ainda a autarquia.

Igualmente aprovada por unanimidade foi ainda uma verba mensal para a criação de um piquete de prevenção permanente nesta corporação. Os bombeiros de Canha passam a receber dois mil euros por mês para assegurarem esta resposta. “Este apoio é realizado através de uma adenda ao protocolo celebrado entre o município do Montijo e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Canha em 6 de Junho de 2019”, explica a edilidade. O piquete de prevenção “é composto por dois bombeiros” e “tem como missão intervir e responder a solicitações no período nocturno, feriados e fins-de-semana”.

- PUB -

Além destes dois apoios financeiros, o executivo liderado por Nuno Canta decidiu também atribuir um outro, em espécie – equipamentos de protecção individual –, aos bombeiros voluntários de Montijo e Canha. As duas corporações do concelho vão receber “12 mil máscaras Tipo 2, 12 mil máscaras FFP2/KN95, 15 mil luvas de nitrilo, 5 mil batas descartáveis, 7 500 fatos descartáveis, 3 mil cogulas descartáveis e 6 mil cobre botas”.

O município montijense realça que nos últimos anos tem adoptado “uma política activa no apoio aos agentes de protecção civil do concelho, em particular aos bombeiros”. Quer “através do reforço financeiro dos protocolos de cooperação” quer ao nível “do financiamento das equipas de intervenção permanentes” ou dos investimentos “para aquisição de viaturas [de intervenção] e ambulâncias”, resume a autarquia, a concluir.

Corporação do Montijo recebe €8 mil

Cerca de oito mil euros foi o montante que o executivo municipal decidiu ainda atribuir, por unanimidade, na mesma sessão, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Montijo.

- PUB -

O apoio financeiro “destina-se a fazer face aos encargos suportados com as refeições diárias fornecidas aos bombeiros voluntários que têm vindo a assegurar os turnos de funcionamento da corporação desde o dia 16 de Janeiro até 1 de Março” deste ano.

- PUB -

Mais populares

Mercadona confirma supermercado no Montijo igual ao de Setúbal

Marca vai investir milhões de euros nos dois concelhos. Futuras superfícies comerciais vão ter 1 900 metros quadrados de área de venda   A expansão da...

Jovem setubalense morre em acidente de moto

Fábio Silva, conhecido por Pigóita, despistou-se junto ao cruzamento para Aldeia de Irmãos

Bateria da Raposa vai passar para o município para vigiar praias e reforçar combate a incêndios

O entendimento entre a Câmara de Almada e o Estado está a ser traçado para a bateria de costa na Mata Nacional dos Medos passar para a gestão da autarquia. Esta antiga estrutura militar vai ter novo uso estratégico de defesa
- PUB -