27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroInvestidos 240 mil euros para substituir caldeiras a vapor no Hospital Barreiro-Montijo

Investidos 240 mil euros para substituir caldeiras a vapor no Hospital Barreiro-Montijo

Equipamentos de condensação considerados mais eficientes

 

- PUB -

O Hospital Nossa Senhora do Rosário começou a substituir, no final da última semana, as actuais caldeiras por equipamentos considerados “mais eficientes”, no âmbito do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), informou em comunicado aquele estabelecimento, pertencente ao Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM).

De acordo com o equipamento de saúde, a operação consiste num investimento de cerca de 240 mil euros, onde serão substituídas três caldeiras, ainda a vapor, por caldeiras de condensação, munidas com “aquecimento de água para as soluções de AQS (água quente sanitária) e aquecimento”.

O CHBM acrescenta que os novos equipamentos “têm um rendimento superior às actuais, sendo possível obter economia de energia na produção de energia térmica”. Com efeito, esta é a quarta intervenção feita no âmbito do referido programa, que pretende “fomentar a poupança de energia e a utilização racional de recursos recorrendo a boas práticas de eficiência energética”, tendo sido substituídas anteriormente todas as lâmpadas e luminárias convencionais por tecnologia LED, num investimento de 435 mil euros.

- PUB -

Actualmente, aquele Centro Hospitalar está ainda a melhorar o isolamento das coberturas, por um valor que ascende a 900 mil euros, e a substituir 21 Unidades de Tratamento de Ar (UTA) e dois chillers, num investimento de mais um milhão de euros.

Prevista está igualmente a “colocação de painéis fotovoltaicos e painéis solares térmicos, novos fan coils para climatização das enfermarias” e a “instalação de um sistema de gestão técnica centralizada”, esperando que este investimento “venha a ter um impacto na redução dos consumos do CHBM na ordem dos 45% de energia”, num montante global de 310 mil euros por ano.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -