25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoHaja respeito pela História

Haja respeito pela História

A História está a ser usada por maniqueístas para incendiar a sociedade portuguesa. Uns pegaram nos arranjos florais que desapareceram há décadas para promover o ódio, a intolerância, e o seu paradigma máximo, o racismo; outros atiçaram a fogueira, defendendo a destruição do Padrão dos Descobrimentos, erigido, na década de sessenta do século passado, à beira do rio Tejo de costas para o Mosteiro dos Jerónimos, menosprezando o verdadeiro símbolo da expansão marítima portuguesa. O discurso do ódio atingiu o clímax ao exigir-se a expulsão de cidadãos portugueses do território nacional. Recorde-se que aqueles que agora gritam «vão para a vossa terra», também gritaram, em tempos, «Angola é nossa».

- PUB -

Algumas questões podem ser colocadas aos maniqueístas: os que defendem a reconstrução dos arranjos florais, opuseram-se à construção do Centro Cultural de Belém na área geográfica do património histórico quinhentista? Reconhecem que os Portugueses praticaram diversos crimes nas terras do seu império, mesmo tendo em consideração o contexto da época? Os que defendem a destruição do Padrão dos Descobrimentos reconhecem que os navegadores portugueses dos séculos XV e XVI avançaram «por mares nunca dantes navegados», dando «novos mundos ao mundo»?

Qualquer monumento histórico deve ser visto no contexto em que foi construído e analisada a intencionalidade de quem o mandou erigir, como acontece com qualquer outra fonte histórica. O Padrão dos Descobrimentos pretendeu enaltecer «os feitos heroicos dos Portugueses», um povo «escolhido» para levar a civilização a povos «incivilizados.» Serão estas as razões que levarão alguns a defender a sua destruição. Ora, estes críticos esquecem que o monumento ao ser estudado no contexto em que foi construído, «falará» muito para além do que os seus autores e decisores políticos imaginaram. O Padrão dos Descobrimentos, enquanto monumento filho de uma ditadura, também é testemunho da censura, da P.I.D.E, dos milhões de Portugueses que emigraram para não morrerem de fome, dos mortos, dos feridos, dos estropiados da Guerra Colonial. Se o monumento for contextualizado no tempo da construção do Império Português, então, o mesmo não calará a escravatura, vista por Zuzara: «começaram os marinheiros a tirar os escravos que tinham trazido para os levarem como lhes fora ordenado. Uns tinham as caras baixas e os rostos lavados em lágrimas, outros estavam gemendo dolorosamente, outros faziam as suas lamentações em maneira de canto. Mas, para a sua dor ser mais acrescentada, chegaram os que estavam encarregados da partilha e começaram a separá-los uns dos outros, a fim de fazerem lotes iguais. Por isso, havia necessidade de se separarem os filhos dos pais, as mulheres dos maridos e os irmãos uns dos outros. As mães apertavam os filhos nos braços para não lhes serem tirados.»

Parem de usar a História como arremesso ideológico. A História tem memória, a História tem identidade. Haja respeito pela memória, haja respeito pela História, haja respeito pela identidade do povo português, dialogando/incorporando, mas nunca silenciando ou branqueando. E, haja respeito pela Democracia e pelos Direitos Humanos.

- PUB -

 

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -