28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroInvestidos 240 mil euros para substituir caldeiras a vapor no Hospital Barreiro-Montijo

Investidos 240 mil euros para substituir caldeiras a vapor no Hospital Barreiro-Montijo

Equipamentos de condensação considerados mais eficientes

 

- PUB -

O Hospital Nossa Senhora do Rosário começou a substituir, no final da última semana, as actuais caldeiras por equipamentos considerados “mais eficientes”, no âmbito do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), informou em comunicado aquele estabelecimento, pertencente ao Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM).

De acordo com o equipamento de saúde, a operação consiste num investimento de cerca de 240 mil euros, onde serão substituídas três caldeiras, ainda a vapor, por caldeiras de condensação, munidas com “aquecimento de água para as soluções de AQS (água quente sanitária) e aquecimento”.

O CHBM acrescenta que os novos equipamentos “têm um rendimento superior às actuais, sendo possível obter economia de energia na produção de energia térmica”. Com efeito, esta é a quarta intervenção feita no âmbito do referido programa, que pretende “fomentar a poupança de energia e a utilização racional de recursos recorrendo a boas práticas de eficiência energética”, tendo sido substituídas anteriormente todas as lâmpadas e luminárias convencionais por tecnologia LED, num investimento de 435 mil euros.

- PUB -

Actualmente, aquele Centro Hospitalar está ainda a melhorar o isolamento das coberturas, por um valor que ascende a 900 mil euros, e a substituir 21 Unidades de Tratamento de Ar (UTA) e dois chillers, num investimento de mais um milhão de euros.

Prevista está igualmente a “colocação de painéis fotovoltaicos e painéis solares térmicos, novos fan coils para climatização das enfermarias” e a “instalação de um sistema de gestão técnica centralizada”, esperando que este investimento “venha a ter um impacto na redução dos consumos do CHBM na ordem dos 45% de energia”, num montante global de 310 mil euros por ano.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -