10 Maio 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Barreiro Investidos 240 mil euros para substituir caldeiras a vapor no Hospital Barreiro-Montijo

Investidos 240 mil euros para substituir caldeiras a vapor no Hospital Barreiro-Montijo

Equipamentos de condensação considerados mais eficientes

 

- PUB -

O Hospital Nossa Senhora do Rosário começou a substituir, no final da última semana, as actuais caldeiras por equipamentos considerados “mais eficientes”, no âmbito do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), informou em comunicado aquele estabelecimento, pertencente ao Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM).

De acordo com o equipamento de saúde, a operação consiste num investimento de cerca de 240 mil euros, onde serão substituídas três caldeiras, ainda a vapor, por caldeiras de condensação, munidas com “aquecimento de água para as soluções de AQS (água quente sanitária) e aquecimento”.

O CHBM acrescenta que os novos equipamentos “têm um rendimento superior às actuais, sendo possível obter economia de energia na produção de energia térmica”. Com efeito, esta é a quarta intervenção feita no âmbito do referido programa, que pretende “fomentar a poupança de energia e a utilização racional de recursos recorrendo a boas práticas de eficiência energética”, tendo sido substituídas anteriormente todas as lâmpadas e luminárias convencionais por tecnologia LED, num investimento de 435 mil euros.

- PUB -

Actualmente, aquele Centro Hospitalar está ainda a melhorar o isolamento das coberturas, por um valor que ascende a 900 mil euros, e a substituir 21 Unidades de Tratamento de Ar (UTA) e dois chillers, num investimento de mais um milhão de euros.

Prevista está igualmente a “colocação de painéis fotovoltaicos e painéis solares térmicos, novos fan coils para climatização das enfermarias” e a “instalação de um sistema de gestão técnica centralizada”, esperando que este investimento “venha a ter um impacto na redução dos consumos do CHBM na ordem dos 45% de energia”, num montante global de 310 mil euros por ano.

- PUB -

Mais populares

Barcos da Transtejo/Soflusa param travessia do Tejo a 20 de Maio

Na reunião de hoje com a administração da empresa, e conforme o que tinha sido decidido em plenário de trabalhadores da semana passada, o...

Sindicato não aceita aumentos de salários propostos pela administração da Autoeuropa

Administração da fábrica da Volkswagen em Palmela quer acordo que prevê aumentos salariais a três anos em função da taxa de inflação, sindicato contesta

Empresa dedicada à comercialização de canábis chega a Setúbal com nova unidade no parque BlueBiz

Espaço servirá para pós-colheita da planta medicinal. Produtora escolheu a cidade sadina “por possuir excelentes acessibilidades e oferecer flexibilidade nas suas instalações”   A empresa Clever...
- PUB -