28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioRegionalArrábida sem carros aos fins de semana

Arrábida sem carros aos fins de semana

O calor continua e a Câmara de Setúbal decidiu que nos próximos fins de semana de Setembro as viaturas particulares, durante o dia, continuam impedidas de circular não estrada da Arrábida. Para o PSD esta é uma medida contra a população

 

- PUB -

O “Programa Arrábida sem Carros”, que teve início a 15 de Junho com o objectivo de regular o acesso às praias através do encerramento, nos dois sentidos, a carros particulares entre a Figueirinha e o Creiro, deveria terminar a 15 de Setembro, mas o executivo comunista da Câmara de Setúbal decidiu prolongar estas restrições até 30 de Setembro.

As alterações climáticas estão a aumentar os dias com tempo de praia, e a Câmara decidiu manter a restrição da estrada da Arrábida ao fim-de-semana. Portanto, nos dias 21, 22, 28 e 29 mantém-se os condicionamentos e directrizes até agora em curso.

Com os vereadores da CDU e do PS a aprovaram a medida, o eleito do PSD discordou e deu origem a uma troca de argumentos com a presidente e eleitos comunistas. Para Fernando Monteiro o encerramento da via de acesso às praias “da forma como está desenhada, não serve o interesse dos setubalenses”. Na sua opinião o trânsito “não deveria ser cortado nos dois sentidos”.

- PUB -

Ou seja, se se no seu entender a solução de cortar o trânsito particular até 15 de Setembro não era a melhor, prolongar esta medida “é impedir que os setubalense e visitantes desfrutem da vista panorâmica da serra”. Considera assim que deveria ficar “uma via aberta”, sendo a fluição do trânsito “acompanhada de fiscalização”.

A primeira critica veio do vice-presidente da Câmara Manuel Pisco que afirmou “Programa Arrábida sem Carros” como de “grande importância para Setúbal ao permitir o acesso às praias de mais pessoas [através dos transportes públicos] e salvaguarda de vandalismo”. Sem poupar críticas a Fernando Monteiro, garantiu que “ninguém protesta com esta medida de sucesso, apenas o vereador do PSD a considera negativa”.

 

- PUB -

PSD não aceita argumentos da CDU

 

E com o eleito do PSD a insistir votar contra o prolongamento do programa para “defender o interesse da população de Setúbal”, ouviu ainda o vereador da CDU Pedro Pina assumir uma inconfidência: “Há dias houve alguém que perguntou à presidente da Câmara se este programa pode estender-se até Outubro”.

Maria da Dores Meira não comentou, sorriu, e lançou uma série de perguntas ao vereador Fernando Monteiro sobre se sabia os meios que estavam envolvidos no “Programa Arrábida sem Carros”. A seguir a autarca não teve evitou afirmar que a política do PSD “é atemorizar e votar Não [às medidas do executivo] apenas porque Não”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -