Brevemente é inaugurado o Complexo Desportivo do Pinhal do General, esta uma das várias obras que Paulo Silva destacou para Fernão Ferro
A freguesia de Fernão Ferro, no concelho do Seixal, é uma das localidades que a nível nacional regista maior crescimento populacional. Um facto apontado pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Silva, no passado sábado, durante a inauguração do Pavilhão da Associação de Moradores dos Redondos – João Costa Lopes.
Este crescimento, afirmava o autarca, tem sido acompanhado por novos equipamentos, uns acabados de construir e outros em fase de obra ou planeados. Neste território do concelho que foi uma AUGI – Área Urbana de Génesis Ilegal -, foram construídas infra-estruturas, como água e saneamento, e “hoje temos aqui grande qualidade de vida”, afirmou Paulo Silva.
Uma qualidade de vida agora “aumentada” com a construção do Pavilhão da Associação de Moradores dos Redondos, e que resultou de “um grande trabalho colectivo entre a associação e a autarquia”, lembrou o autarca.
A construção do Pavilhão João Costa Lopes implicou um investimento de 1 368 726,17 euros, e “insere-se na política prosseguida pelo executivo camarário de dotar a freguesia de Fernão Ferro de infra-estruturas desportivas de grande qualidade”.
“O ano passado, no enceramento da Seixalíada, foi anunciada a construção deste pavilhão, e que em 2024 a Seixalíada [que começa no próximo sábado] já teria actividades a decorrerem aqui. Hoje [sábado 14 de Setembro] estamos a inaugurar o Pavilhão da Associação de Moradores dos Redondos”, afirmava Paulo Silva no discurso inaugural.
Depois de elogiar o trabalho de João Costa Lopes, presidente da Associação de Moradores dos Redondos e que dá nome ao novo pavilhão numa homenagem por ter “dedicado 34 anos a desenvolver urbanisticamente, culturalmente e desportivamente” a localidade, o presidente da Câmara do Seixal anunciou os equipamentos que, “brevemente”, vão ser inaugurados na freguesia de Fernão Ferro.
Elencou que na calha está a inauguração do Complexo Desportivo do Pinhal do General, ao qual se vai associar o futebolista Nani, ex-elemento da Selecção Nacional. “Mesmo sem residir no concelho quer juntar-se ao seu desenvolvimento”, destacou.
Também para breve está a inauguração do lar para a terceira idade de Fernão Ferro, assim como da sede dos escuteiros também na freguesia, e ainda do Centro de Higiene Urbana, e a sede do Moto Clube de Fernão Ferro. O autarca deu ainda a saber que, “recentemente foi aprovada a candidatura que a Câmara do Seixal fez conjuntamente com o Centro Paroquial de Fernão Ferro para a construção de uma nova creche no Pinhal do General”.
Indefinida está a construção do Centro de Saúde de Fernão Ferro. Lembra o presidente da Câmara que havia um acordo com a anterior direcção da Administração da Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal para avançar com a obra, a questão agora é saber-se se o novo conselho de administração vai cumprir o acordo. Entretanto, Paulo Silva afirma que a Câmara Municipal está disposta a participar com 50% dos custos”.
Na agenda de obras está também o lançamento do concurso público para a construção de uma nova escola do 1.º ciclo e jardim de infância em Fernão Ferro, e em projecto está já a construção de uma segunda escola na zona do Parque das Lagoas.
Ainda na área do ensino, promete que vai continuar a pressionar o Governo para que seja construída a escola do 2.º e 3.º ciclos em Fernão Ferro, um equipamento a que não pode faltar o pavilhão desportivo.
Depois de afirmar que, “nos últimos anos a Câmara do Seixal investiu mais de 30 milhões de euros em infra-estruturas desportivas”, Paulo Silva fez questão de destacar o desempenho do município quanto ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“Nos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, a percentagem de execução do PRR é de 28,9%, o concelho do Seixal lidera com uma taxa de execução de 48,8%.