Seis mil peregrinos vão pernoitar nas freguesias durante 13 dias

Seis mil peregrinos vão pernoitar nas freguesias durante 13 dias

Seis mil peregrinos vão pernoitar nas freguesias durante 13 dias

Famílias de acolhimento vão acolher 1200 fiéis enquanto os espaços municipais vão albergar os restantes 4800

 

O município de Sesimbra vai receber cerca de seis mil peregrinos que vão pernoitar no concelho no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza de 1 a 6 de Agosto em Portugal.

- PUB -

A informação foi dada a O SETUBALENSE pela Câmara Municipal de Sesimbra que adianta que os fiéis vão ser divididos, de igual modo, pelas freguesias do concelho – três mil para a freguesia de Quinta do Conde e os restantes três mil para as freguesias do Castelo e Santiago. Os espaços colectivos e municipais vão alojar 4800 pessoas, fi cando as restantes 1200 alojadas nas casas de famílias de acolhimento.

Entre os dias 28 de Julho e 9 de Agosto, período que abrange a realização do evento, os peregrinos vão pernoitar em 10 estabelecimentos de ensino que o município disponibilizou para o efeito. São eles a Escola Básica de Sampaio, a Escola Secundaria de Sampaio, a Escola Básica do Castelo, a Escola Básica Integrada da Qt do Conde, a Escola Básica Maria do Carmo Serrote, a Escola Básica da Cotovia, a Escola 2/3 Navegador R Soromenho, a Escola 2/3 Navegador R Soromenho, a Escola Básica Michel Giacometti, e, a Escola EB1 nº 3 da Quinta do Conde.

Por confirmar ficam o Pavilhão Municipal da Quinta do Conde e as Piscinas Municipais de Sesimbra que os crentes poderão utilizar para higiene pessoal. Sobre os serviços de limpeza dos espaços estes “serão assegurados pelas equipas de voluntários de cada paróquia, sendo os produtos de desgaste e os consumíveis assumidos pela CMS”.

- PUB -

“A chegada dos peregrinos poderá ter início a 28 de Julho e terminar 9 de Agosto, sendo que os equipamentos (para a pernoita) terão de estar disponíveis 24 horas por dia. Por uma questão de facilidade e logística para a equipa de voluntários e por uma questão de mobilidade/transportes os peregrinos ficarão concentrados por áreas geográficas – Sampaio – pernoita e catequeses; Sesimbra, Alfarim – pernoita e Quinta do Conde – pernoita e catequeses”, explica a informação da autarquia.

Para a realização das catequeses a câmara municipal traçou um plano do que serão as sessões realizadas nas manhãs dos dias 2, 3 e 4 de Agosto.

“Prevê-se que as catequeses tenham lugar no período da manhã, nos dias 2, 3 e 4 de Agosto no Parque Augusto Pólvora para os peregrinos de Santiago e do Castelo, e no espaço exterior contíguo à Junta de freguesia para os peregrinos Quinta do Conde”.

- PUB -

Espera-se que hoje, dia em que o assunto vai ser discutido em reunião pública camarária, se aprove a assinatura de um protocolo com a Fundação JMJ que “tem a seu cargo a responsabilidade de preparar as actividades que integrarão o Programa da Jornada Mundial da Juventude”, podendo o executivo ceder os seus espaços.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -