16 Junho 2024, Domingo

- PUB -
Secretário de Estado da Conservação da Natureza comemorou Dia Internacional das Florestas na Mata da Machada

Secretário de Estado da Conservação da Natureza comemorou Dia Internacional das Florestas na Mata da Machada

Secretário de Estado da Conservação da Natureza comemorou Dia Internacional das Florestas na Mata da Machada

Governante elogiou o trabalho da Câmara Municipal em conjunto com o ICNF no “pulmão” do Barreiro e prometeu mais investimento

 

João Paulo Catarino, secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, elogiou o trabalho desenvolvido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) em conjunto com a Câmara Municipal do Barreiro (CMB) no desenvolvimento e preservação da Mata Nacional da Machada, no Barreiro.

- PUB -

“É importante termos este pulmão e acho que o trabalho que a Câmara Municipal do Barreiro tem vindo a fazer aqui com o ICNF é um exemplo de proximidade e entreajuda para o país, e é esse o trabalho que gostávamos de valorizar”.

O secretário de Estado esteve presente na mata, local considerado o “pulmão” do Barreiro, para as comemorações do Dia Internacional das Florestas que se celebrou ontem.

João Paulo Catarino mostrou disponibilidade por parte do Governo em futuros investimentos no espaço que faz parte dos 3% de território verde do domínio público. “Estamos completamente disponíveis para em conjunto com o ICNF construirmos outras soluções e outras formas que façam falta, nomeadamente a requalificação do parque de estacionamento à entrada e haverá com certeza outras áreas onde nós podemos e devemos, e estamos completamente disponíveis para ajudar”.

- PUB -

Nuno Banza, presidente do ICNF, acompanhou o governante e disse que “cuidar dos nossos espaços florestais, é também melhorar a vida das pessoas”. Reflectiu também sobre o que tem sido o trabalho do instituto em colaboração com a CMB e a melhoria das condições que este trabalho tem vindo a trazer.

“O trabalho que estamos aqui a fazer, no caso do ICNF e do trabalho que é feito pela Câmara Municipal do Barreiro, é um trabalho muito importante porque melhora as condições deste espaço florestal, e ao fazê-lo, melhora também a vida das pessoas que não só usufruem dele, mas também aquelas que nem sequer percebem que têm melhor qualidade de vida porque estão rodeadas de um espaço florestal que lhes presta um conjunto de serviços para que isso aconteça”.

Na visita realizada na tarde de ontem esteve também Rui Pedro Pereira, vereador da CMB com os pelouros do gabinete técnico florestal e do Centro de Educação Ambiental. Depois de explicar o trabalho que foi feito durante a manhã nas escolas, no sentido de sensibilizar os mais jovens para a conservação e preservação da natureza, o autarca lembrou a importância que o espaço florestal tem para o concelho.

- PUB -

“[Receber o secretário de Estado] é sinal de que estamos no bom caminho e que estamos a ter reconhecimento do grande trabalho que estamos a fazer na Mata Nacional da Machada, em que praticamos mesmo educação ambiental. Actualmente a Mata é um lugar de passeio e de recreio, é assim que nós queremos que ela esteja, e é esse o caminho que estamos a fazer, da preservação. Por isso este caminho todo com os nossos alunos, para que eles sejam o veículo e levem para casa a ideia de nos ajudarem a preservar”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -