Inicialmente aberto às equipas da FCT – NOVA e Cooperativa Egas Moniz, brevemente o complexo vai receber toda a comunidade
O primeiro dos projectos no âmbito do Almada Innovation District já está concretizado e consistiu na renovação do polidesportivo no Campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia, na Caparica.
A este equipamento vão ainda juntar-se dez campos de padel, em fase de construção, que vão complementar o complexo desportivo Nova Sports Club.
Este complexo está aberto para as equipas da Faculdade de Ciências e Tecnologia – NOVA e da Cooperativa Egas Moniz, sendo que, “brevemente poderá ser usufruído por toda a comunidade”, adianta a Câmara de Almada.
Durante a inauguração, que decorreu a 10 de Fevereiro, a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, comentou o momento como “particularmente emocionante”, uma vez que constituiu a “primeira inauguração de uma parceria entre a Câmara Municipal de Almada e a NOVA com o objectivo de pensar e desenvolver este território”.
E acrescentou: “Temos trabalhado muito para que o Innovation District seja realidade. Este é um primeiro passo (…) fundamental para dar este sinal de vitalidade e de que está a acontecer”.
O momento foi também realçado por Virgílio Machado, director da Faculdade de Ciências e Tecnologia – NOVA, assim como a importância do Almada Innovation District. “Vai transformar todas esta região que é cada vez mais do conhecimento”, afirmou.
Refere a Câmara de Almada que o novo polidesportivo, “vem ao encontro das necessidades manifestadas pelos estudantes”, e João Sàágua, reitor da Universidade NOVA, sublinhou que este equipamento “permite a abertura da universidade à sociedade” e ainda “capacidade de estabelecer parcerias estratégicas”.
No novo polidesportivo poderão ser praticadas várias modalidades colectivas como basquetebol, voleibol, futsal e ténis.
A informação disponibilizada pela Câmara de Almada cita ainda Paula Machado, administradora executiva dos Serviços de Acção Social da NOVA, que referiu que o objectivo deste equipamento é “criar condições facilitadoras para a prática desportiva, apoiando os estudantes atletas e promovendo actividade física, o lazer e um estilo de vida saudável”.
Segundo a autarquia, este complexo desportivo a cargo da RacketsPro, “será o maior de campos de padel cobertos da Área Metropolitana de Lisboa”.