23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Imparcial percorre segunda-feira as ruas de Alcochete para celebrar a restauração da autonomia do concelho

Imparcial percorre segunda-feira as ruas de Alcochete para celebrar a restauração da autonomia do concelho

Imparcial percorre segunda-feira as ruas de Alcochete para celebrar a restauração da autonomia do concelho

Este ano a atribuição de medalhas de homenagem vai ser de acordo com a nova Norma Municipal das Insígnias e Distinções Honoríficas

A 15 de Janeiro de 1898 o município de Alcochete conquistou a Restauração da sua autonomia como concelho. Para celebrar o 126.º aniversário, e como tem sido tradição, nesta data a Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 sai à rua, às 21h00, para a apresentação de cumprimentos à Câmara Municipal de Alcochete, à Junta de Freguesia de Alcochete e às colectividades do centro da vila.

- PUB -

Após a saudação às autarquias e colectividades, a celebração continua na sede da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 com a cerimónia do apagar das velas do bolo de aniversário, prevista para as 23h00.

“A Restauração do Concelho de Alcochete assume para as gentes locais uma importância vital em termos de manutenção da identidade local. Recordar e celebrar o 15 de Janeiro de 1898 é manter viva a identidade e história recente de Alcochete, é invocar e transmitir às gerações mais novas a perseverança e não conformismo de homens que lutaram pela autonomia do nosso município”, descreve a Câmara Municipal em nota de Imprensa.

Também como tradição, a assinalar anualmente esta data histórica, a Câmara Municipal organiza uma sessão solene na qual são homenageadas personalidades e entidades que contribuem para o engrandecimento e dignificação do município. Entre os homenageados vão estar também trabalhadores municipais e das juntas de Freguesia.

- PUB -

Vai ser a 19 de Janeiro, com início às 21h00, no Fórum Cultural de Alcochete, com entrada livre.

Este ano a nova Norma Municipal das Insígnias e Distinções Honoríficas de Alcochete, aprovada em Dezembro do ano passado, estipula a atribuição da Medalha D. Manuel I, da Medalha Municipal de Mérito e da Medalha Municipal de 30 Anos de Serviço.

No dia 20 deste mês, a centenária Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 promove na sua sede a tradicional sessão solene. Tal como o município, celebra 126 anos desde que foi constituída, precisamente a 15 de Janeiro de 1898 para festejar a Restauração da autonomia do concelho.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -