23 Julho 2024, Terça-feira

- PUB -
Autarquias assinalam Dia da Mulher com várias acções

Autarquias assinalam Dia da Mulher com várias acções

Autarquias assinalam Dia da Mulher com várias acções

Setúbal promove webinar ibérico sobre vinhos no dia 12. Montijo transmite mensagens e Palmela lança campanha

 

Especialistas portuguesas e espanholas vão participar num webinar que a Câmara de Setúbal organiza no próximo dia 12, no âmbito do programa municipal “Março Mulher”. A iniciativa é transmitida em directo a partir das 17h00 no canal de Youtube e na página de Facebook do município.

- PUB -

“Promover uma tertúlia de reflexão sobre a actuação da mulher no mundo dos vinhos, fazer a ligação entre o passado e o presente e analisar a evolução do papel das mulheres na sociedade contemporânea” são, revela a autarquia, os objectivos da iniciativa que se insere nas comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Intitulada “O Vinho no Feminino”, a acção junta “convidadas com ligação ao sector vínico”, como consultoras internacionais, enólogas, sommeliers e gestoras de empresas, que “vão partilhar testemunhos do seu percurso profissional”. Como oradoras participam as empresárias portuguesas Marta Palhoça, da adega Filipe Palhoça Vinhos – Quinta da Invejosa, Ana Maria Lobo, da Casa Agrícola Assis Lobo, e Sofia Lima Fortuna, da Lima Fortuna, além da directora técnica da Comissão Vitivinícola Regional de Távora-Varosa, Lisete Osório. O painel de oradoras conta ainda com as espanholas Isabel Cuevas, empresária da Peninsula, Iberian Wines, Maria Antonia Fernandez-Daza, enóloga e investigadora, e Piedad Fernández, presidente da Asociación Mujeres Amantes del Vino de Extremadura.

As inscrições para a sessão estão a decorrer, são limitadas a cem participantes e podem ser feitas gratuitamente em https://bit.ly/2PiIFpz.

- PUB -

Já em Montijo, o município também aposta em acções online para assinalar a data, com a “publicação de mensagens do presidente da Câmara, Nuno Canta, da presidente da Assembleia Municipal, Catarina Marcelino, da vice-presidente da autarquia, Maria Clara Silva, da vereadora Sara Ferreira e do vereador José Manuel Santos. Na página do município no Facebook é partilhada já hoje, pelas 15h30, a primeira mensagem com Nuno Canta a debruçar-se sobre o Dia da Mulher no concelho. Seguem-se, sempre à mesma hora, as publicações de Catarina Marcelino (no dia 12), Clara Silva (dia 15), José Manuel dos Santos (dia 19) e Sara Ferreira (dia 22).

Em Palmela, a Câmara Municipal celebra o 8 de Março com o lançamento da campanha “Todas, a uma só voz!” nas plataformas digitais da autarquia. Dez mulheres “dão rosto à campanha” através de “testemunhos simbólicos de vidas de resistência e resiliência”, aponta a edilidade. “São mulheres que estão na linha frente, em áreas como a saúde, educação, apoio social ou cultura, assegurando serviços essenciais no dia-a-dia, tão importantes e tantas vezes esquecidos”, adianta o município.

O Dia da Mulher, 8 de Março, foi instituído pelas Nações Unidas em 1975.

- PUB -

Concerto multicultural e cordão humano

“Três mulheres, três culturas” intitula o concerto que a União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas promove hoje, a partir das 21h00, via online, para assinalar o Dia Internacional da Mulher. O espectáculo, que vai ser transmitido em directo em www.uf.acppc.pt, apresenta as artistas Ana Firmino (Cabo Verde), Valéria Carvalho (Brasil) e Silvana Peres (Portugal). Três estilos musicais, mornas, bossa nova e fado, vão juntar-se em palco.

Outra iniciativa que visa assinalar a data é organizada pela intersindical CGTP em Setúbal, com a realização de um cordão humano, esta quarta-feira, a partir das 15h00, no Largo da Misericórdia.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -