27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalPorto de Setúbal encerra programa dos 100 anos com entrega de prémios

Porto de Setúbal encerra programa dos 100 anos com entrega de prémios

APSS revela que a actividade no porto cresceu 1,6% este ano e que as comemorações envolveram 50 mil pessoas

- PUB -

O programa de comemorações do centenário do Porto de Setúbal terminou na segunda-feira à noite com um jantar em que a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) distinguiu várias personalidades e entidades que têm contribuídos para o desenvolvimento da actividade portuária em Setúbal.

Na iniciativa, que juntou 160 pessoas, incluindo o secretário de Estado do Mar, José Mário Costa, o bispo de Setúbal, cardeal Américo Aguiar e o presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, a APSS entregou cerca de uma dezena de prémios de reconhecimento e homenagem, em oito categorias (ver abaixo).

O presidente da APSS informou que as iniciativas do centenário, entre Janeiro e Dezembro, envolveram 50 mil pessoas, e revelou os números da actividade portuária, que indicam um crescimento no ano de 2023.

- PUB -

“O Porto de Setúbal movimentou cerca de 6,3 milhões de toneladas de mercadorias, o que significou um crescimento de 1,6% em relação ao ano anterior. De salientar a manutenção do posicionamento de Setúbal como porto maioritariamente exportador, com mais de 56% de carga exportada, o que significou um crescimento de 4,2% em relação a 2022. Neste crescimento importa destacar a carga ro-ro (+6%) com quase 300 mil viaturas movimentadas. Ao nível da carga fraccionada, o aumento foi de 6,5%, com mais de 1,3 milhões de toneladas movimentadas, e que foi sustentado pela produção industrial localizada na região da Península de Setúbal.”, revelou Carlos Correia. E o responsável sublinhou que se trata de um ano afectado pela instabilidade política e pelo abrandamento da economia europeia e mundial.

 

Três mil milhões de investimento e aposta num “hub de desenvolvimento sustentável”

Sobre o futuro, o administrador apontou para um “total de 3 mil milhões de euros [de investimento] nos próximos três anos” e exemplificou com os projectos da refinaria de lítio, orçada em 700 milhões, e o ECO2, da Prio, também no montante de 700 milhões de euros.

- PUB -

Investimentos que caucionam a estratégia Hub2Green, com que a APSS pretende transformar o Porto de Setúbal num “hub económico de desenvolvimento sustentável” atraindo indústrias e projectos nas áreas dos biocombustíveis, eólicas offshore, bioindústria ou reparação naval sustentável.

Carlos Correia explicou que essa estratégia se desenvolve em quatro eixos – descarbonização, infra-estruturas verdes e resilientes, digitalização e inovação e comunidades sustentáveis – e que, nesse sentido,  o Porto de Setúbal está a investir em estruturas como o projecto Rail2Green de electrificação do ramal ferroviário, o projecto On-Shore Power Supply, o Energy2Green para a criação de uma comunidade de energia renovável, a expansão do cais e área Terminal Ro-Ro; o projecto Terminal Green Multimodal (TGM), o lançamento de uma concessão, até 2025, para o Terminal Multiusos da Mitrena (TMM), a construção do Terminal Wind2Sea, ou a criação do Port Tech Cluster de Setúbal.

O presidente da APSS destacou a relação com a Câmara de Setúbal e referiu que as duas entidades estão a trabalhar no processo do lançamento de um concurso internacional para a futura marina internacional de Setúbal com capacidade para 600 embarcações.

O presidente da autarquia classificou a relação com a APSS como de “harmonia”, considerando que se trata de um “trabalho de parceria que tem dado bons resultados” para a cidade.

Além do jantar e do lançamento do livro ‘IV Caderno dos Arquivos’, o dia de encerramento das comemorações do centenário do porto passou ainda pelo descerramento de uma placa, a marcar a efeméride, e pela colocação, no leito da Doca de Recreio das Fontaínhas, de um lote de 1200 garrafas de vinho, numa parceria com a Casa Ermelinda Freitas.

O vinho, denominado ‘Porto de Setúbal Centenarium: Edição Especial’ tem a assinatura do enólogo Jaime Quendera e ficará em estágio a uma profundidade de entre três a cinco metros. Dentro de um ano será retirado para a APSS o oferecer a “todos os colaboradores e parceiros”.

 

O setubalense entre as instituições homenageadas

Entre as várias personalidades e entidades distinguidas, esteve O SETUBALENSE, na categoria de media. O jornal recebeu o prémio juntamente com outros sete órgãos de informação, nomeadamente o também regional SemMais, três da especialidade portuária, incluindo um espanhol, e a RTP.

Nas outras sete categorias foram premiadas empresas, como a VW Autoeuropa, Navigator, Secil e Lusosider, e entidades como a Associação da Indústria da Península de Setúbal (AISET), Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), Câmara Municipal de Setúbal, Comunidade Portuária de Setúbal e Capitania do Porto de Setúbal.

As distinções incluíram também os ex-presidentes da APSS, Lídia Sequeira e Vitor Caldeirinha, assim como os trabalhadores recentemente aposentados e um com 50 anos de casa, ainda ao serviço.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -