27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalCarlos Correia: “Os factos desmentem os que tentaram manipular a opinião pública...

Carlos Correia: “Os factos desmentem os que tentaram manipular a opinião pública contra as dragagens”

APSS diz que as evidências científicas confirmam o que diziam os estudos ambientais sobre as dragagens e atira que este caso devia ficar de exemplo para outras obras polémicas

 

- PUB -

 

No final do ano do centenário, o presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) dá uma entrevista a O SETUBALENSE para fazer o balanço das comemorações, que diz terem atingido os objectivos de aproximar o porto da comunidade, e falar das grandes questões recentes e futuras da actividade portuária.

Sobre as dragagens, concluídas há três anos, afirma que os resultados desmentem os críticos e que os contestatários de futuras obras não devem esquecer o que se passou em Setúbal.

- PUB -

Como avalia o ano de comemorações do centenário, que agora termina?

Pela adesão demonstrada, é possível afirmar em jeito de balanço que as iniciativas do programa do centenário do Porto de Setúbal foram um sucesso e cumpriram plenamente os objetivos delineados, de nos darmos a conhecer, para mostrar o que fazemos e melhorar a perceção dos setubalenses sobre o nosso porto.  Também tínhamos como finalidade promover o envolvimento e participação de todos os nossos parceiros, município de Setúbal, empresas, centros de investigação e ensino, associações de pescadores, associações ambientalistas e de todos os cidadãos, de forma a assegurar um objetivo que é de todos nós, o desenvolvimento sustentável da actividade portuária no estuário do Sado e, simultaneamente, promover o crescimento económico, a economia azul e o bem-estar local, regional e nacional.

Foi um ano especial e muito positivo para a promoção e sensibilização da comunidade setubalense para as diferentes áreas e aspetos da actividade portuária e da contribuição do porto para o desenvolvimento económico e criação de emprego na região, mas também, do enriquecimento da relação entre a população e o binómio porto-cidade.

- PUB -

As comemorações repartiram-se em duas áreas principais: as de debate e reflexão – os fóruns – e as de mostra e memória – as várias exposições. Os objetivos de umas e outros foram atingidos?

As comemorações do centenário proporcionaram a realização de um grande número de iniciativas abertas ao público com o objetivo principal de dar a conhecer e aproximar o porto à população. Por um lado, foram realizadas iniciativas desde visitas orientadas, passeios marítimo-turísticos, actividades culturais e visitas a navios, por outro lado, foi desenvolvido o Fórum: Investir, Inovar e Descarbonizar, sob o qual decorreram cinco seminários.

Quer a oferta de experiências com enfoque na actividade portuária, quer o debate e a reflexão sobre o passado, o presente e o futuro do porto, proporcionaram à população uma diferente e mais próxima perceção da realidade, daquele que é um parceiro sempre presente e disponível para o desenvolvimento da região, no apoio à actividade económica, na criação de emprego qualificado e às empresas.

Que evento ou aspecto destaca?

De um modo geral, todos os eventos tiveram a sua relevância nas diversas áreas que abrangemos, no entanto podemos afirmar que junto da população o evento que teve mais impacto foi a Corrida do Porto de Setúbal – que, aproveitamos para adiantar, se realizará novamente em 2024 – com a adesão de 1000 participantes, também os fóruns tiveram especial relevância pela diversidade das temáticas abordadas e pela distinção e especialidade dos oradores presentes nos painéis que em muito elevaram e dignificaram estes eventos. Também as Festas da Baía de Setúbal com a presença dos grandes veleiros no Cais 2, para o que foi de extrema importância a parceria com a Marinha Portuguesa, marcaram o programa das comemorações, com mais de 20 mil visitantes, entre alunos das escolas e população em geral. Fechamos as comemorações com o lançamento do IV Volume dos Cadernos do Arquivo, Intitulado “Junta Autónoma das Obras do Porto e Barra de Setúbal e do Rio Sado – Da Fundação à Inauguração das Modernas Infraestruturas Portuárias (1923 – 1934)”, da autoria de Diogo Ferreira.

Aos 100 anos, quais são os dois ou três maiores desafios do Porto de Setúbal?

A APSS implementou uma estratégia de desenvolvimento, denominada HUB2GREEN Setúbal.

A nova estratégia do Porto de Setúbal 2030 pretende diversificar as diferentes áreas de negócio e oferecer serviços logísticos para as indústrias e energias verdes, visa aumentar a eficiência e reduzir custos através da inovação e da aposta em novas tecnologias, bem como, alargar o hinterland pela complementaridade e articulação logística com o porto de Lisboa, da nova ligação ferroviária a Espanha, gerando mais valor para os serviços logísticos oferecidos por este cluster portuário alargado.

É um objectivo transformar o Porto de Setúbal num Hub económico de desenvolvimento sustentável na cidade, na região e no País, parte imprescindível de cadeias logísticas sustentáveis de base para a localização de novos negócios, de novos clusters da reindustrialização, das novas energias, das energias verdes e economia circular, da inovação e da bio-economia.

Pretende-se transformar o Porto de Setúbal, num Hub Atlântico de nova geração com pegada ambiental mínima, digitalizado e automatizado, associado às cadeias de abastecimento verdes da próxima geração, numa visão holística das questões económicas, sociais e ambientais para a criação de valor através: da captação de mais mercadorias, da captação de novos investimentos em setores emergentes nas áreas das novas tecnologias, da logística, dos novos combustíveis marítimos e das energias renováveis offshore e do desenvolvimento de plataformas de desenvolvimento tecnológico ligadas à investigação, ao desenvolvimento e à inovação.

A APSS assumiu um compromisso com os ODS (Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030) da ONU através da adesão à UN Global Compact. São objectivos muito desafiantes, mas que têm de ser enfrentados com a resiliência de todos os parceiros, trata-se de uma estratégia verde que visa reduzir o consumo de energia e emissões em 40% até 2030; apostar na transição energética e neutralidade carbónica; promover a intermodalidade sustentável; aprofundar a ligação cidade porto; proteger o ambiente e salvaguardar o capital natural e os serviços dos ecossistemas do estuário do Sado e zonas adjacentes, que incluem a qualidade do ar, da água e do ruído.

Uma das necessidades há muito identificadas é a modernização da ligação ferroviária. O que falta e quando espera que avance a obra?

O Projeto Rail2Green – Electrificação do Last-mile ferroviário, que tem por objectivos reduzir os constrangimentos identificados na ligação dos terminais à rede ferroviária nacional,  é um projecto estratégico, desenvolvido em conjunto com a IP-Infraestruturas de Portugal, abrange um conjunto de intervenções, entre as quais a eletrificação das linhas ferroviárias de acesso aos terminais portuários, melhorias operacionais e de segurança, aumento do seu comprimento para  ampliar capacidade de receção de comboios, e que vai permitir, designadamente, a receção/expedição de composições com 750 m, que são o standard da interoperabilidade que está a ser adotado para a rede ferroviária nacional e restante rede ferroviária europeia.

O lançamento do concurso para este projeto incluindo a empreitada e a fiscalização está pronto e teve já data prevista, no entanto os recentes acontecimentos políticos condicionaram o seu lançamento, pelo que este procedimento será efectivado assim que as condições políticas o permitirem.

As dragagens foram concluídas há sensivelmente três anos. Que conclusões já se podem tirar? Já há estudos ambientais? O aprofundamento do canal resultou em pleno, em todo o percurso previsto?

Em Novembro de 2022, foi publicado o Relatório da Campanha Extra da Qualidade da Água, onde se concluiu que os parâmetros monitorizados naquela campanha se encontravam dentro dos limites de qualidade de águas superficiais estabelecidos na legislação e não foi indicada a necessidade de medidas de minimização ou programas de monitorização adicionais.

Por outro lado, têm vindo a ser percecionados relatos vindos de pescadores e utilizadores do rio Sado de que existe mais peixe, mais vida no rio, e que as águas estão aceitavelmente limpas.

Finalmente, numa notícia publicada pelo vosso jornal, foi-nos dada a feliz novidade de que nasceram, em 2023, mais seis golfinhos na família residente no estuário. Segundo a mesma notícia, não nascia nenhum golfinho há quatro anos. Não é lícito concluir que os golfinhos nasceram devido à execução das dragagens, como é evidente, mas é justo depreender que nasceram porque existem condições ambientais que o permitiram.

Estas são evidências científicas e factos, que desmentem todos aqueles que, de forma pouco sustentada e leviana, tentaram manipular a opinião pública contra o processo de dragagens e vêm confirmar os dados de que a APSS dispunha nos estudos que tinha realizado e que devem servir de exemplo de reflexão para situações futuras.

E os ganhos que se esperavam com as dragagens já estão a aparecer?

Devemos ter sempre presente que o Porto de Setúbal está inserido num setor altamente competitivo em acelerado processo de evolução e inovação em que compete diretamente com os portos ibéricos e europeus, pelo que a sua estratégia terá que estar alinhada com as principais tendências da descarbonização, da transição energética e digital, da inovação e da economia circular, que estão a acontecer nos portos e no transporte marítimo

Dos investimentos que o Porto de Setúbal tem vindo a fazer para a modernização tecnológica, a transição energética e a descarbonização um dos principais, que permite posicionar o porto na primeira linha do shipping mundial, foi a melhoria dos acessos marítimos. Actualmente, é possível receber navios mais modernos e eficientes ambientalmente, com benefícios evidentes para a competitividade e atractividade do porto.

As novas condições oferecidas, ao nível dos mais modernos portos de média dimensão, têm sido destacadas pela Comunidade Portuária de Setúbal como a obra mais impactante para assegurar o futuro do porto e tornar atractivo o investimento nas infraestruturas portuárias, nas indústrias já instaladas e em novas que pretendem iniciar as suas operações junto à área portuária.

A validade desta posição da CPS, tem sido confirmada pelos novos investimentos anunciados e pelos outros em carteira, são investimentos elevados, dos já anunciados na ordem dos 2 mil milhões de euros e feitos por privados, que demonstram que o Porto de Setúbal está agora em condições de valorizar a aposta destes investidores. É já um grande ganho para o porto e para a região.

Importa ainda ter presente, que o ano de 2023 tem vindo a ser um ano de crescimento, até Setembro, o Porto de Setúbal teve um movimento de cerca de 4,8 milhões de toneladas, mais 5,4% em relação ao mesmo período em 2022. Como principais destaques, a carga ro-ro evidencia robustez, com 236 mil viaturas movimentadas, um incremento de quase 19%, face a 2022, com a exportação a representar 62,4%, relativamente ao movimento total, enquanto, por outro lado, continua a ser consistente o desempenho da carga fracionada, com mais de 983 mil toneladas movimentadas, um aumento de 7,6%, em comparação com o período homólogo em 2022, sustentada maioritariamente pela produção industrial oriunda da região.

Quanto aos terminais, em que ponto estão as renovações das concessões? Incluindo da Lisnave.

A APSS analisou as propostas dos actuais concessionários do Terminal Multiusos Zona 1 concessionado à Tersado e do Terminal Multiusos Zona 2 concessionado à Sadoport, tendo concluído face ao plano de desenvolvimento e aos investimentos previstos estarem em condições de se iniciarem as negociações para a sua prorrogação pelo prazo de 10 anos tal como previsto contratualmente, tendo proposto à tutela o início do processo negocial para as suas prorrogações.

Relativamente à concessão da Lisnave, como é do conhecimento, não é actualmente uma concessão da APSS, sendo o Estado diretamente o concedente, sendo que a APSS manifestou o interesse e a conveniência de assumir a posição de concedente, ou seja, em nosso entender e previamente a qualquer decisão sobre o futuro da actual concessão da Lisnave, será necessário clarificar este aspecto.

Complementarmente estão em desenvolvimento os estudos técnicos, económico-financeiros e ambientais tendo em vista o lançamento da concessão até 2025 para o TMM -Terminal Multiusos da Mitrena que prevê a construção do novo cais com 350 m, do terrapleno e pavimentação de 15ha, o prolongamento da ferrovia e a dragagem de estabelecimento fundos de 13,5 m, num investimento estimado de cerca de 60 milhões de euros.

E o alargamento do terminal roll-on roll-off?

No segmento do ro-ro o ano de 2023 tem vindo a ser um ano de crescimento. Até Setembro, o Porto de Setúbal teve um movimento de 236 mil viaturas, um incremento de quase 19%, face a 2022, consolidando a sua posição como principal porto nacional no segmento da carga ro-ro, prevendo a estratégia que delineámos para o Porto de Setúbal o reforço da capacidade de movimentação neste segmento para dar suporte ao importante cluster da indústria automóvel existente na região, atrair novas industrias deste cluster e posicionar o Porto de Setúbal como um dos principais portos ibéricos na rede de portos que dão suporte ao mercado global do ro-ro.

O projeto de Expansão do Cais e Área de Parqueamento do Terminal Ro-Ro, está incluído nos investimentos estratégicos do Porto de Setúbal. Tem como objectivo aumentar a capacidade operacional do terminal, de forma a atender à crescente procura por serviços de transporte de veículos, agilizando as operações de carga e descarga. Terá um investimento de cerca de 31 milhões de euros e um prazo previsto de desenvolvimento, de 2024 a 2027.

Neste sentido dois projectos estão incluídos nos investimentos estratégicos do Porto de Setúbal.

O projeto de Expansão do Cais e Área de Parqueamento do Terminal Ro-Ro, que tem como objetivo aumentar a capacidade operacional do terminal, de forma a atender à crescente procura por serviços de transporte de veículos, agilizando as operações de carga e descarga. Terá um investimento de cerca de 20 milhões de euros e um prazo previsto de desenvolvimento, de 2024 a 2027.

O projeto TGM – Terminal Green Multimodal, a desenvolver no aterro construído no âmbito da empreitada de melhoria das acessibilidades marítimas,  prevê a construção de cais com 650 m, a consolidação e pavimentação de 15ha de terrapleno, a construção de rampa Ro-ro para trailers pesados e o prolongamento da ferrovia, num investimento total previsto de cerca de 50 milhões de euros, para nomeadamente aumentar a capacidade de resposta atual e futura do porto de Setúbal na movimentação de veículos, que, é já hoje, a maior movimentação deste tipo de carga a nível nacional.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -