28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSinesNuno Mascarenhas, presidente da câmara de Sines, detido esta manhã

Nuno Mascarenhas, presidente da câmara de Sines, detido esta manhã [actualizada]

Autarca sineense vai passar a noite no Comando Metropolitano de Lisboa a aguardar primeiro interrogatório judicial. Em causa estão negócios do lítio e hidrogénio verde

 

- PUB -

Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal de Sines, foi detido na manhã desta terça-feira na sequência de investigações sobre negócios do lítio e hidrogénio verde, em Montalegre.

A notícia é divulgada pelo jornal Público que dá conta que estão a decorrer buscas judiciais em vários ministérios e na residência oficial do primeiro-ministro, no mesmo âmbito.

Esta manhã estão a decorrer também buscas na Câmara Municipal de Sines, confirmou O SETUBALENSE. Fonte municipal disse que as buscas, acompanhadas pelo Ministério Público (MP), estão a decorrer no edifício principal da Câmara de Sines.

- PUB -

Detidos foram ainda Vítor Escária, chefe de gabinete de António Costa e Diogo Lacerda Machada, consultor próximo do primeiro-ministro, Afonso Salema, CEO do Start Campus de Sines, e, Rui Oliveira Neves, director jurídico e de Sustentabilidade da mesma empresa.

Envolvidos estarão também João Galamba, ministro das Infra-estruturas, que foi entretanto constituído arguido como confirma a Procuradoria-Geral da República (PGR). As suspeitas recaem também sobre Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e o ex-ministro João Matos Fernandes, que também deverão ser constituídos arguidos.

O Ministério Público (MP) suspeita da prática dos crimes de tráfico de influencias, participação económica em negócio e corrupção. O Expresso avançou, mais tarde, que o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) está a investigar crimes de prevaricação, corrupção activa e passiva de titular de cargo político e tráfico de influência.

- PUB -

O jornal Expresso está a adiantar que Nuno Mascarenhas, bem como os restantes quatro detidos, vão passar a noite na sede da PSP de Moscavide para aguardar pelo primeiro interrogatório judicial.

Os cinco detidos no âmbito da investigação aos negócios do lítio e hidrogénio verde (onde está incluído Nuno Mascarenhas) vão ficar no Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP, em Moscavide, até serem ouvidos em primeiro interrogatório judicial, disse hoje à Lusa fonte policial. Com Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -