28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioRegional'Metade' dos municípios da península de Setúbal com mais de 28 mil...

‘Metade’ dos municípios da península de Setúbal com mais de 28 mil peregrinos

Seixal prevê acolher dez mil pessoas e Almada oito mil. Organização já contava 313 mil inscritos, mas estima afluência acima de 1 milhão de pessoas

Cinco dos nove municípios que compõem a península de Setúbal proporcionam acolhimento a mais de 28 mil peregrinos de um total de 313 mil, oriundos de 151 países que, até à semana passada, já tinham finalizado a inscrição para participarem na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre amanhã e o próximo dia 6.

- PUB -

Os jovens ficam instalados, sobretudo, em espaços municipais e colectivos, como escolas e pavilhões desportivos, mas também em paróquias e outros são alojados por famílias de acolhimento.

Os números definitivos são uma incógnita, até porque a participação é livre e não obriga a inscrição, mas os cálculos até agora divulgados apontam para que Lisboa receba mais de um milhão de pessoas, sendo que a Diocese de Setúbal perspectivou cerca de 90 mil acolhimentos.

Dos cinco municípios da região que quantificaram o número esperado de peregrinos, Seixal é o que apresenta a estimativa mais elevada: dez mil jovens. Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, citado em comunicado da autarquia, diz esperar que sejam asseguradas, pelas autoridades competentes, as medidas de reforço necessárias para que sejam garantidas condições de segurança para todos, residentes e visitantes, ao nível dos serviços públicos, designadamente de saúde (cuidados primários e hospitalares), transportes e segurança.

- PUB -

Segue-se Almada, que prevê acolher oito mil jovens, estando preparadas para o efeito 35 escolas e três pavilhões desportivos municipais. A autarquia tem também quatro locais à disposição dos peregrinos para descanso e informações.

Sesimbra aguarda a chegada de seis mil pessoas. Os espaços colectivos e municipais vão alojar 4 800 peregrinos e 1 200 vão ficar com famílias de acolhimento. O município tem reservados 10 escolas para albergar participantes na JMJ.

Já Barreiro e Moita estimam acolher, cada, pouco mais de dois mil jovens.

- PUB -

O Papa chega a Lisboa na quarta-feira. As principais cerimónias da JMJ decorrem no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures, e no Parque Eduardo VII, no centro da capital.

Helicóptero do Montijo assegura transporte do Papa

Foto: Manuel Cascalheira/Força Aérea

O helicóptero EH-101 que vai transportar o Papa Francisco de Lisboa para Fátima, no próximo dia 5, pertence à Esquadra 751 de Busca e Salvamento, instalada na Base Aérea n.º 6 (BA6), no Montijo. “O que nós temos planeado é a viagem de 50 minutos, desde o aeroporto de Figo Maduro até ao heliporto de Fátima. E depois, no regresso, transportaremos também Sua Santidade até ao aeroporto de Lisboa”, disse na última quinta-feira o major Rodolfo Gouveia, piloto comandante e instrutor da Esquadra 751, durante uma apresentação à Comunicação Social dos trabalhos de preparação da aeronave na BA6. A viagem de transporte do Papa será efectuada a uma “velocidade média de 250 quilómetros por hora”, adiantou o responsável.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -