2 Maio 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoCirurgia de Ambulatório no Montijo já soma quase 30 mil operações

Cirurgia de Ambulatório no Montijo já soma quase 30 mil operações

Número diz respeito às intervenções realizadas em 11 anos de funcionamento que a unidade já conta desde que abriu portas

 

- PUB -

Na Unidade de Cirurgia de Ambulatório instalada no Hospital do Montijo já foram operadas 28 mil e 726 pessoas. O número foi revelado, na passada quarta-feira, pela assessoria de comunicação do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) em jeito de balanço à actividade realizada nos 11 anos de funcionamento daquela valência, considerada como uma das referências no Serviço Nacional de Saúde.

As 28 726 intervenções cirúrgicas foram efectuadas no período compreendido entre 1 de Junho de 2012 – dia em que a unidade iniciou actividade – e 31 de Maio deste ano, o que corresponde a uma média de pouco mais de 2 611 operações por ano.

A cirurgia de ambulatório na unidade montijense abrange “diversas especialidades, tais como cirurgia geral, cirurgia plástica e reconstrutiva, oftalmologia, ortopedia e urologia”, lembra o CHBM em comunicado.

- PUB -

Mas não só. “Até ao final de 2020 foram também operados doentes de cirurgia pediátrica. Só em 2019, por exemplo, foram operados 3 474 doentes”, adianta.

Liderada desde a primeira hora pela médica Ana Arranhado e pela enfermeira Ana Paula Salvado, a Unidade de Cirurgia de Ambulatório no Montijo foi acreditada em 2021 pela Direcção-Geral da Saúde (DGS), em conformidade com o Modelo de Acreditação da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA).

O modelo ACSA, explica o CHBM, “é o adoptado pela DGS para a certificação das unidades de saúde por ser o que melhor se adapta aos critérios definidos na Estratégia Nacional para a Qualidade em Saúde”.

- PUB -

Mas também por aquele ser tido como “um modelo consolidado e reconhecido”, criado “para um sistema público de saúde de organização semelhante ao português”.

O CHBM salienta ainda que a abertura da unidade no Montijo “permitiu a criação de programas exclusivos de cirurgia de ambulatório nas diversas especialidades”, tendo em vista “o crescimento da capacidade operatória” do centro hospitalar, através da “optimização de recursos humanos e materiais”, de forma a aumentar em simultâneo “a qualidade e a segurança” dos doentes.

- PUB -

Mais populares

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência
- PUB -