27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroMunicípio avança 'a todo o vapor' com a Unidade de Saúde Familiar...

Município avança ‘a todo o vapor’ com a Unidade de Saúde Familiar dos Fidalguinhos

Acordo com a tutela é votado esta manhã. Frederico Rosa vai tentar tudo para que os projectos de arquitectura e especialidades fiquem concluídos antes do final do ano

 

- PUB -

Até final deste ano, a Câmara Municipal do Barreiro conta estar em condições de lançar o concurso público que visa a construção da futura Unidade de Saúde Familiar (USF) dos Fidalguinhos. A minuta do acordo alcançado com a tutela para a execução da obra chegou aos Paços do Concelho na passada semana e será, já hoje, apreciada – e muito certamente aprovada – pelo executivo presidido por Frederico Rosa.

“Amanhã [hoje] vai a reunião de câmara o acordo que conseguimos para começarmos a trabalhar os projectos da USF dos Fidalguinhos e o objectivo é também que esta obra seja contemplada pelo PRR [Plano de Recuperação e Resiliência], que seja paga com fundos do PRR”, disse Frederico Rosa a O SETUBALENSE. “O PRR, por norma, financia a totalidade. O que esperamos é que a comparticipação seja a cem por cento, sabendo nós que, com os custos da inflação e a décalage entre o momento em que o concurso é aprovado, a verba é aprovada, e até se ir para obra, muitas vezes há uma diferença de preço”, adiantou o autarca, que estima um investimento na ordem dos “dois milhões de euros” na concretização da infra-estrutura, a exemplo do valor também previsto para a execução da USF da Escavadeira, no Alto do Seixalinho, que se encontra em fase mais avançada (ver caixa).

“Começámos a trabalhar no processo da USF dos Fidalguinhos desde que a USF da Escavadeira ficou resolvida, há cerca de um ano”, realçou o socialista. O acordo com o Ministério da Saúde e a Administração Regional de Saúde, para a execução desta segunda unidade, foi agora alcançado e o presidente da autarquia pretende avançar a todo o vapor com o processo.

- PUB -

“Vamos já trabalhar nos projectos de arquitectura e especialidades, que tentaremos concluir até ao final deste ano. Depois de isso estar fechado, está em condições de ser lançado concurso público, já enquadrado com o PRR.”

O terreno onde vai nascer a futura USF dos Fidalguinhos “está identificado desde 2019” e é cedido pela Câmara Municipal do Barreiro, que assume inteira responsabilidade pela gestão da obra. “Com a descentralização de competências estas USF já são do município. Somos nós que nos candidatamos a fundos, neste caso ao PRR, somos nós os donos da obra, além de cedermos o terreno. A tutela apenas é responsável pelo conteúdo funcional, equipamentos e recursos humanos [médicos, enfermeiros, assistentes]. Desde a decisão de construir, passando pela construção, até à abertura de portas todo o processo é com o município”, lembrou, a concluir.

O executivo municipal do Barreiro é composto por sete elementos do PS e dois da CDU. Apesar de o acordo com a tutela, para a construção da USF dos Fidalguinhos, poder contar, à partida, com os votos favoráveis da gestão PS, a aprovação por unanimidade poderá não acontecer, já que desde 2019 que a CDU tem manifestado oposição à localização da infra-estrutura. Na altura, com o PS em maioria relativa, a CDU e o PSD (então representado no executivo) chumbaram o equipamento a construir na Quinta dos Fidalguinhos.

- PUB -

Concurso terminado USF do Alto do Seixalinho em fase de audiência de interessados

Mais adiantado encontra-se o processo referente à construção da USF do Alto do Seixalinho, também candidatado ao PRR. “O concurso público terminou na semana passada, estamos agora na fase de audiência de interessados para depois enviarmos o processo para o Tribunal de Contas, para ser visado e a obra poder começar no terreno”, disse Frederico Rosa. “Na nossa estratégia haviam dois grandes pilares: a construção de novas USF, Alto do Seixalinho e Fidalguinhos, e a melhoria daquilo que temos, nomeadamente do Centro de Saúde de Quinta da Lomba que, por falta de médicos de família, está completamente assoberbado”, revelou.

A expectativa, confessou, é que as duas USF “libertem muitas pessoas do Centro de Saúde de Quinta da Lomba, garantam mais médicos de família e que dispersem os cuidados de saúde primários pelo concelho”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -