25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalRecomendação do PSD sobre redução de impostos aprovada em Assembleia Municipal

Recomendação do PSD sobre redução de impostos aprovada em Assembleia Municipal

Sociais-democratas acusam PS de “tropeçar nas próprias palavras” ao votar favoravelmente esta proposta

 

- PUB -

O Partido Social Democrata (PSD) garante que o seu objectivo em “estabelecer um compromisso político” de todos os partidos representados na Assembleia Municipal, relativamente à fiscalidade que incide acerca da habitação em Setúbal, foi atingido.

Esta meta definida pelos sociais-democratas foi alcançada na última Assembleia Municipal, com a recomendação do partido laranja sobre redução de impostos a ser aprovada por maioria, sendo que existiu apenas uma abstenção, do Bloco de Esquerda (BE).

Em nota de Imprensa, os sociais-democratas recordam as acusações do Partido Socialista (PS), que “lançou acusações” ao partido laranja, considerando que estavam a ser “mão amiga da maioria CDU” em Setúbal.

- PUB -

Este retroceder nos acontecimentos serve para ‘picar’ os socialistas, considerando que o PS “tropeça nas próprias palavras”, ao votar favoravelmente e também a ver aprovada, a proposta social-democrata que pretende o “alívio fiscal das famílias, com um compromisso mais amplo e equilibrado”.

A proposta, apresentada na assembleia que decorreu que decorreu na passada sexta-feira, 12 de Maio, nos Paços do Concelho, pretende que a comissão de Economia, Administração e Finanças, por um lado, proceda à avaliação do impacto da alteração de valores do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), IMI familiar e Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) para o ano de 2023.

Por outro lado, a proposta pretende que se estude também o impacto para isenção do IMT para a primeira habitação por jovens até 35 anos de idade, de imóveis até ao valor de 200 mil euros, sendo que os sociais-democratas consideram que a mesma representa um avanço “muito significativo” na “procura de respostas eficazes e concretas” que “respondam às reais necessidades dos setubalenses e azeitonenses”.

- PUB -

O PSD explica que este repto lançado é uma forma de “cumprir com o que anteriormente já tinha fixado como meta”, quando afirmou que, “mantendo-se fiel aos seus princípios de verdade e transparência” e “mediante as circunstâncias temporais e financeiras” iria fazer as suas próprias propostas de redução dos impostos, diminuindo assim os “encargos decorrentes do cenário macroeconómico inflacionista” actual.

Para o partido laranja esta é a resposta “concludente” que pretende responder de “forma séria e inequívoca às reais necessidades dos munícipes”.

Os sociais-democratas salientam, em comunicado, que a proposta apresentada versa sobre a “possibilidade de reduzir a taxa de IMI”, para o ano de 2024, mas como já tinha sido “reiterado anteriormente”, em conferência de Imprensa, acompanhando a discussão nacional sobre a matéria da habitação, “crendo que, brevemente, será definitiva a lei de habitação que contempla possíveis alterações”.

O PSD pretende ainda garantir a manutenção do IMI familiar, para o ano de 2023, permitindo assim, reduzir a taxa em função do número de filhos, cumprindo com uma das suas principais directrizes e que já tinha anteriormente sido aprovada em sede própria, após proposta dos sociais-democratas.

O partido laranja esclarece ainda que estudar o impacto para isenção do IMT para a primeira habitação por jovens até 35 anos de idade, de imóveis até ao valor de 200 mil euros, é também uma possibilidade que quer “trazer à discussão”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -