20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlmadaNOVA FCT recebeu mais de 8 mil estudantes na maior mostra de...

NOVA FCT recebeu mais de 8 mil estudantes na maior mostra de ciências e engenharia do país

Ao longo do dia, estiveram presentes perto de 150 escolas de diferentes regiões do país para conhecer a oferta educativa da faculdade do Monte da Caparica.

 

- PUB -

 

A Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa esteve em festa durante o dia de hoje. Mais de oito mil estudantes do ensino secundário concentraram-se no campus do Monte da Caparica, em Almada, para assistir à Expo FCT, a maior mostra de ciências e engenharia do país.

Há já 15 edições que a faculdade abre as portas a jovens pré-universitários com objectivo de dar a conhecer a oferta educativa e o ambiente académico, através de experiências ao vivo, visitas a laboratórios e actividades ao longo de todo o campus. Nesta 15ª edição estiveram presentes cerca de 150 escolas, provenientes de Norte a Sul do país.

- PUB -

Vinda da Escola Secundária de Santa Maria, em Sintra, Rita, de 18 anos, inscreveu-se na Expo FCT para descobrir qual a sua área de eleição. “Estou indecisa entre Engenharia do Ambiente, Bioquímica e Biomédica”, confessa. “Já tinha ouvido falar dos cursos da FCT e quis perceber melhor como funciona cada um”.

A FCT tem um dos maiores campus universitários da Europa

Na situação de Rita encontram-se centenas de estudantes que vagueiam de pavilhão em pavilhão à procura por respostas. “Estou inclinada para Engenharia Geológica, mas tenho de explorar mais cursos para ter a certeza”, diz Leonor, da Escola Secundária de Sampaio, em Sesimbra, acreditando que a Faculdade de Ciências e Tecnologia é uma potencial candidata para o seu percurso académico. “Já fiz várias actividades. O ambiente é muito calmo e temos bastante espaço, o que é óptimo”.

A receber os estudantes estiveram 420 docentes e 1.500 alunos da faculdade que se voluntariaram para realizar as actividades e esclarecer as dúvidas dos recém-chegados. “Este é um dia importante para abrir horizontes e para que quem chega possa perceber que opções tem pela frente”, revela Yara Gonçalves, estudante do 3º ano de Engenharia Física que acredita que a “melhor parte da FCT” é o “espírito estudantil”. “Há sempre amigos e pessoas prontas a ajudar”, diz.

- PUB -

“Os estudantes escolhem a nossa faculdade (…) pela qualidade de ensino”

Acerca do evento, o subdirector da faculdade, José Paulo Santos, conta a O SETUBALENSE que a intenção foi “transformar a ciência e tecnologia numa festa para os estudantes perceberem que não se trata de algo aborrecido, mas extremamente divertido”.

Ao longo dos 30 hectares do campus universitário, o maior da Universidade Nova de Lisboa, foram realizadas cerca de 200 actividades que dão uma previsão do que é estudar nas 19 licenciaturas, 50 cursos de mestrado e 37 cursos de doutoramento, disponíveis na FCT.

José Paulo Santos, subdirector da FCT

“Os estudantes escolhem a nossa facultade pelo ambiente de proximidade entre colegas e docentes, mas também pela qualidade de ensino”, frisa José Paulo Santos. “Temos excelentes laboratórios de investigação, 14 docentes de investigação com altas classificações e somos a faculdade com o maior número de bolsas ERC [European Research Council], atribuídas pela União Europeia a investigadores que estão aqui a realizar trabalho”.

Rui Igreja, pertencente à Comissão Organizadora da Expo FCT, afirma que este foi um ano “fantástico” em termos da adesão ao evento por parte de alunos e professores. “Antes da pandemia tínhamos cerca de sete mil inscritos, este ano ultrapassámos os oito mil”.

A Faculdade de Ciências e Tecnologia dispõe de um dos maiores campus universitários da Europa e concentra oito mil estudantes das áreas de Ciência e Engenharia.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -