7 Dezembro 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioÚltimasGreve dos trabalhadores da Transtejo com adesão de 19%

Greve dos trabalhadores da Transtejo com adesão de 19%

Valores apresentados pela empresa contrastam com os dados apontados pelo sindicato, que apontou para os 100%

 

- PUB -

A Transtejo, que assegura as ligações fluviais entre Lisboa e Cacilhas, Montijo, Seixal e Trafaria, no distrito de Setúbal, disse hoje que registou uma adesão de 19% no primeiro dia de greve parcial.

Os valores apresentados pela empresa contrastam com os dados apontados pelo sindicato que, hoje de manhã, referiu à agência Lusa ter havido uma adesão de 100% na greve de três horas por turno dos trabalhadores da Transtejo.

“A greve teve uma adesão de 100% entre as 07:00 e as 10:00. As estações estiveram encerradas”, adiantou à Lusa Paulo Lopes, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), acrescentando que os trabalhadores vão voltar a parar três horas entre as 16:00 e as 19:00.

- PUB -

Os trabalhadores da Transtejo iniciaram hoje uma greve de três horas por turno, no início dos turnos da manhã e da tarde, durante cinco dias, para reivindicar aumentos salariais, queixando-se dos aumentos do custo de vida.

Numa resposta à agência Lusa, a empresa referiu que, no primeiro período de interrupção do serviço de transporte regular, no primeiro dia de greve parcial da Transtejo, registou-se uma adesão de 19% por parte dos trabalhadores abrangidos pelo aviso prévio.

Por outro lado, adianta a empresa, os horários de serviços mínimos definidos pelo CES – Conselho Económico e Social, para as ligações fluviais de Cacilhas (05:20 e 05:35), Montijo (06:00 e 06:30) e Seixal (06:10 e 06:35) foram cumpridos.

- PUB -

A Transtejo acrescenta que o serviço de transporte nas quatro ligações fluviais foi iniciado, com a devida normalidade, antes dos horários previstos e anunciados, ou seja, Cacilhas – Cais do Sodré (09:00), Montijo – Cais do Sodré (09:00), Seixal – Cais do Sodré (07:50) e Trafaria – Porto Brandão – Belém (09:00).

A Transtejo é responsável pelas ligações do Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal, a Lisboa.

Esta empresa partilha o conselho de administração com a Soflusa, responsável pela travessia entre o Barreiro, no distrito de Setúbal, e o Terreiro do Paço, em Lisboa.

Os trabalhadores de ambas as empresas têm levado a cabo nos últimos meses várias acções de luta, reivindicando uma valorização salarial e a contratação de funcionários.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Militares da GNR raptados e agredidos na Costa da Caparica

Uma das vítimas sofreu ferimentos graves e está internada no Hospital Garcia de Orta. A PJ de Setúbal foi accionada e está a investigar o caso

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Nova clínica da rede CUF abriu hoje portas no Montijo

Equipamento, construído de raiz, ocupa mais de 1 500 metros quadrados. Dá resposta a várias especialidades médicas e cirúrgicas
- PUB -