26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteExecutivo de Alcochete aprova 320 mil euros para apoiar Misericórdia e Bombeiros...

Executivo de Alcochete aprova 320 mil euros para apoiar Misericórdia e Bombeiros Voluntários

As verbas foram definidas para obras, no caso da Santa Casa, e para encargos e aquisição de equipamentos para os bombeiros

- PUB -

 

A Câmara Municipal de Alcochete aprovou um envelope financeiro no total de 320 mil euros para duas instituições do concelho, Misericórdia e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários. No caso da Santa Casa a verba é de 150 mil euros, e dos bombeiros de 170 mil euros. Os dinheiros foram aprovados na reunião de Câmara de 11 de Maio.

No caso da Misericórdia de Alcochete, a verba aprovada, por unanimidade do executivo, pretende fazer frente a um conjunto de obras como a substituição de toda a canalização, incluindo os depósitos para água quente, caldeiras, tubagem e outros equipamentos acessórios. É ainda considerada reformulação da rede eléctrica, detecção de incêndios e sistema de segurança de pessoas e bens, impermeabilizações sectoriais inadiáveis, e modernização do sistema informático para reestruturação dos serviços de secretaria.

- PUB -

Depois de salientar o “apoio incondicional” da autarquia às quatro instituições particulares de solidariedade social do concelho, CERCIMA, o CENSA, a Fundação João Gonçalves Júnior e Santa Casa de Alcochete, o presidente do município, Fernando Pinto, salientou o caso da Misericórdia que apresentou “um conjunto de problemas sérios” no edifício principal. “Estamos a falar de problemas estruturantes que afectam fundamentalmente os idosos e sobretudo os cerca de 90 trabalhadores desta instituição”.

“A Misericórdia tem feito um esforço apreciável na resposta a necessidades a população, constituindo uma instituição incontornável do concelho de Alcochete no âmbito da sua actividade e no auxílio que presta aos munícipes”, vincou o autarca.

No caso dos Bombeiros Voluntários de Alcochete, o apoio financeiro destina-se ao pagamento de encargos correntes, aquisição de equipamentos e apoio à missão de protecção civil, com o propósito de “responder às necessidades da população local e à dinamização da instituição, tendo como principal objectivo o desenvolvimento social do município de Alcochete na vertente do socorro”, identifica a autarquia em nota de Imprensa.

- PUB -

Trata-se assim de uma medida que “dá continuidade aos pressupostos estratégicos do actual executivo que definiu como um dos pilares fundamentais a melhoria do sistema de protecção civil local, com a finalidade de prosseguir de forma coerente e sustentada a política de desenvolvimento social entre as várias instituições do concelho”.

Para o presidente da Câmara, Fernando Pinto, trata-se “de investir na corporação de bombeiros do concelho e, sobretudo, investir na assistência e socorro a cada membro da nossa população”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -