27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalGoverno a trabalhar para dotar Escola Superior Saúde com instalações

Governo a trabalhar para dotar Escola Superior Saúde com instalações

Deputados do distrito exigiram ao Ministro do Ensino Superior a construção de edifício para a Escola Superior de Saúde do IPS

 

- PUB -

A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), pode começar a fazer contas de vir a ter instalações próprias. A garantia veio do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na audiência parlamentar de 29 de Outubro.

No âmbito da apreciação na especialidade da Proposta de Lei que aprova o Orçamento do Estado para 2021, o ministro quando questionado pelos deputados eleitos pelo distrito, Fernando José (PS), Nuno Carvalho (PSD) e Paula Santos (PCP), afirmou que o “Governo está a trabalhar no sentido de dotar o Instituto Politécnico de Setúbal com instalações próprias e adequadas para a Escola Superior de Saúde”, sendo que “esse processo passará pelo Quadro Comunitário 2021-2027”.

Um anúncio que, a avançar para decisão, é uma boa prenda para uma escola de saúde que completa 20 anos este mês, e dá cumprimento aos esforços que a presidência e conselho geral do IPS tem “desenvolvido para a construção de um novo edifício que possa albergar a Escola Superior de Saúde”, devendo esta ser “uma realidade no OE2021”, refere a direcção do instituto.

- PUB -

Com 837 estudantes, a Escola Superior de Saúde está a funcionar nas mesmas instalações da Escola Superior de Ciências Empresariais, isto envolvendo não apenas a aprendizagem em contexto de sala aula, mas também o desenvolvimento de projectos de investigação.
Segundo o IPS, esta partilha de instalações, “cria constrangimentos significativos para o crescimento global da instituição”, e com várias áreas disciplinares nos cursos de licenciamento, os planos de alargamento da oferta formativa e de investigação aplicada, designadamente através de clínicas pedagógicas, dirigidas à sociedade, “têm sido constantemente adiados com clara penalização não apenas para a comunidade científica mas também para a região”.

O desenvolvimento da região foi um dos argumentos colocados ao ministro Manuel Heitor, pelo deputado socialista Fernando José, para defender a construção de um edifício próprio para a Escola Superior de Saúde do IPS “referência de qualidade, parceiro e promotor por excelência do desenvolvimento da região de Setúbal”.

Em comunicado, que refere a intervenção do deputado socialista, é mencionado que o OE2021 prevê “quase três mil milhões de euros destinados à Ciência e Ensino Superior, o que reflecte “uma subida de 17% face a 2020”.

- PUB -

Documento que aponta para 2030 como “taxa média de frequência no ensino superior de seis em cada dez jovens com 20 anos – a actual é cinco em cada dez -, assim como alargar as qualificações de toda a população, garantindo atingir 40% de graduados de educação terciária na faixa etária dos 30-34 anos até 2023 e 50% em 2030”.

Foi neste contexto que o deputado socialista “reiterou a importância do lançamento do processo de construção das instalações da Escola Superior de Saúde do IPS”.

Para o socialista, o edifício próprio para este pólo de ensino “será um marco decisivo para a valorização da oferta educativa, valorizando o trabalho de docentes e não docentes e assim criando condições para potenciar um ensino de maior excelência na área da saúde”, com vantagens para a região e também “talento para o crescimento do País”, concluiu.

Por seu lado a comunista Paula Santos, argumentou ao ministro do Ensino Superior com a “urgência de construir instalações próprias para a Escola Superior de Saúde”, e lembrou que esta questão tem sido colocada ao Governo ao longo de anos.

“É uma reivindicação de toda uma comunidade académica, de docentes, funcionários e estudantes”, isto porque a “actual situação não permite a esta escola uma utilização eficiente dos espaços e retira, obviamente, capacidade de intervenção no domínio prático experiencial”, refere o PCP em comunicado citando a deputada.

“Por isso pergunto-lhe se é desta vez que está previsto no Orçamento do Estado o financiamento para lançar o processo de construção da Escola Superior de Saúde do IPS”, referiu Paula Santos na audição parlamentar; e Manuel Heitor respondeu que o Governo está a trabalhar esse sentido.

Palácio Fryxell
Aberto a parcerias na cultura e formação

O Palácio Fryxell, que acolheu em Abril de 1983 a Comissão Instaladora do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e das suas duas primeiras Escolas Superiores: a Escola Superior de Educação e a Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, está neste momento a ser observado para utilizações que podem passar pelo “estabelecimento de parcerias com outras instituições da cidade, tornando-o num espaço multiusos, com enfoque na cultura e na formação”, dá a saber a direcção do instituto.

Mesmo agora a funcionar na Estefanilha, o IPS continua a olhar para o Palácio Fryxell como um activo do património cultural intimamente ligado à história do instituto e da cidade.
“Necessita de algumas obras de beneficiação, fruto do desgaste do tempo, mas que acolhe e continuará a acolher iniciativas de carácter cultural e de animação, de intercâmbio de experiências dos diferentes níveis educativos, apoio a iniciativas locais e outros eventos que pelas suas características se integrem na missão institucional do IPS”, refere a direcção.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -