26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCovid atinge mais de uma centena de idosos

Covid atinge mais de uma centena de idosos

No lar do Centro Paroquial da Anunciada há uma vítima mortal. Misericórdia tem surtos no lar Dr. Paulo Borba e CATI

A epidemia de Covid-19 está instalada em pelo menos três lares de Setúbal, com um total de infectados superior a uma centena. Depois d’O SETUBALENSE ter revelado, na sexta-feira, a existência de 54 casos confirmados – 50 utentes e quatro funcionários -, soube-se também, no fim-de-semana, da existência de surtos no lar Dr. Paula Borba, da Misericórdia de Setúbal, e no lar do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Anunciada.

- PUB -

Nesta unidade da Igreja, na Anunciada, com capacidade para 58 utentes, estão infectados 24 idosos e 14 funcionários, confirmou a Diocese de Setúbal a O SETUBALENSE. Uma fonte próxima do lar disse ao nosso jornal que “já faleceram três utentes” mas a diocese não confirma esse número.

“Desde que o surto foi identificado faleceram dois idosos. Um deles que tinha testado positivo à Covid-19. O outro, já em condição bastante fragilizada, tinha testado negativo.”, refere a resposta enviada por escrito ao final da tarde deste domingo.

Ainda de acordo com a Diocese de Setúbal, “os utentes permanecem nas instalações do Lar de Idosos do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Anunciada e não está prevista qualquer transferência”. A mesma fonte assegura que “a situação de saúde dos utentes é estável e está a ser acompanhada pelas autoridades de saúde locais, a quem compete o diagnóstico” e que “neste momento” a diocese não tem conhecimento de qualquer surto de Covid-19 noutros lares de Centros Sociais Paroquiais ligados à Diocese de Setúbal”.

- PUB -

“De qualquer forma, todos estão a ser atentamente monitorizados no sentido de evitar, precisamente, que estas situações ocorram”, conclui a nota remetida ao jornal.

No lar Dr. Paula Borba, da Misericórdia, também foi confirmada, no sábado, a existência de casos positivos, mas não foram revelados quantos. Fonte oficial da Santa Casa refere apenas um “número significativo” de infectados, entre os utentes, e “uma parte” dos trabalhadores, fazendo notar que se trata do maior lar da cidade – com capacidade para 96 idosos – e que “quanto maior é a nau, maior é a tormenta”.

A mesma fonte assegurou que a situação “está controlada” e que todos os infectados vão continuar nas instalações do lar e que “estão a ser cumpridas todas as determinações das autoridades sobre os procedimentos a adoptar”.

- PUB -

O SETUBALENSE apurou que a situação no lar Dr. Paula Borba está a ser acompanhada pela delegada de saúde e Segurança Social e que motivou uma reunião, no sábado, em que participou também o Serviço Municipal de Protecção Civil e Bombeiros de Setúbal (SMPCBS).

O lar Dr. Paula Borba vai ser objecto de novos testes durante esta semana.

No Centro de Apoio à Terceira Idade (CATI) da Santa Casa da Misericórdia de Setúbal existem tem 54 casos de Covid-19 activos, “todos assintomáticos”, confirmou o provedor da instituição a O SETUBALENSE, na sexta-feira.

Cardoso Ferreira garante que todos os utentes que deram positivo nos testes estão “num único piso” do edifício e a serem cuidados por uma “equipa dedicada”. Mesmo as refeições aos utentes isolados são “fornecidas no mesmo piso”, explica.

De acordo com o provedor, a situação está controlada e a ser acompanhada pelas autoridades competentes. “Estamos acompanhados pela Segurança Social e pela autoridade de saúde, através da delegada de saúde, e, neste momento, a situação está controlada”, afirma.

O CATI tem 73 utentes e, no conjunto de todos os seus lares, a Santa Casa de Setúbal acolhe um total de 260 idosos. Nos outros dois lares da instituição, Acácio Barradas e Centro de Apoio a Idosos Dependentes, “não há registo” de casos positivos, segundo disse o provedor na sexta-feira.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -