28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioEdição 1000Especial 165 AnosSesimbra: Aos 167 anos, o Grémio tem como desafios actuais captar sócios...

Sesimbra: Aos 167 anos, o Grémio tem como desafios actuais captar sócios e acompanhar os novos tempos

Nascido em 1853, o Clube Sesimbrense é uma coletividade histórica de Sesimbra. Foi fundado por José António Pereira e inicialmente baptizado de Sociedade Philarmónica e, mais tarde, de Grémio. Ainda que não seja possível apurar qual a data exacta para a sua fundação, o aniversário é comemorado a 2 de fevereiro, data em que foi inaugurada a sede no largo com o nome do seu fundador, em 1878.

- PUB -

O crescimento da colectividade foi rápido, reunindo um grande número de sócios e prestígio em poucos anos, e em 1872 um grupo de associados decidiu dar ao clube uma faceta musical, com novos estatutos e com a mudança de nome para Grémio Philarmónico Sesimbrense. Por essa altura as principais actividades passaram a ser a música e a dinamização de palestras, conferências, concertos, teatros e bailes. Passados 167 anos desde o seu nascimento, o agora Clube Sesimbrense vai superando dificuldades e continuar a dar provas de vida, sendo que nos últimos sete anos foi dirigido por vários grupos de sócios que têm procurado a sustentabilidade.

“Eu diria que os desafios são quase diários e implicam também a vertente financeira, recorrendo a muita ginástica. Mas mais do que isso, apontamos como os principais desafios conseguir cativar novos sócios para a coletividade e fazer entender alguns associados que, por vezes, é necessário fazer mudanças no seio da instituição. É preciso reinventar para inovar. Há também uma grande dificuldade em encontrar pessoas que se queiram juntar a um grupo de trabalho activo e que tem como único e principal objetivo: manter vivo o Clube Sesimbrense e o associativismo”, explicou Sofia Mendes, presidente da direção, revelando o impacto da pandemia: “Naturalmente que o panorama atual é para nós preocupante, mas estamos a enfrenta-lo com alguma calma e ponderação. Devido à pandemia, o Clube Sesimbrense encerrou a sua sede a 13 de março, bem como as respetivas actividades e, financeiramente, é complicado uma vez que uma grande parte das suas receitas vem exactamente daí e de iniciativas pontuais. Sabemos que os próximos meses não vão ser fáceis e estamos agora a tentar perceber de que forma vamos conseguir regressar à nova realidade.”

Para a dirigente, trabalhar em prol de uma instituição centenária é “um misto de orgulho, mas também de muita responsabilidade e dedicação” e ainda “cansativo, mas ao mesmo tempo muito gratificante”. Quanto a projectos para o futuro, Sofia Mendes admite que as atenções estão viradas para obras que se apresentam como prioritárias para dotar as instalações de melhores condições: “Fizemos, no início do ano, pequenos melhoramentos internos no edifício, obras necessárias para dar uma nova cara ao espaço, mas o Grémio necessita de obras estruturais e urgentes e é nisso que nos temos que focar nos futuro. Paralelamente, vamos continuar a apostar na dinamização cultural. Acreditamos que o Clube Sesimbrense tem o espaço ideal para o convívio entre sócios e visitantes, e que poderão continuar a fazê-lo mantendo o distanciamento social e com toda a segurança. Vamos trabalhar para que isso aconteça.”

- PUB -

B.I
Nome: Clube Sesimbrense
Também conhecido por: Grémio
Data de fundação: 1853 – 167 anos
Localidade: Sesimbra
Actividades principais: Aulas de música, dança criativa infantil, dança de salão e capoeira e tertúlias literárias
Actual presidente: Sofia Mendes

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -